New here? Register. ×
×

Gruta di Capri fecha em Icaraí, enquanto procura novo endereço

Escrito por Gilson Monteiro às 11:55 do dia 11 de novembro de 2019
Sobre: Tradição gastronômica
  • Gruta di Capri fecha em Icaraí
11nov

Gruta di Capri fecha em IcaraíA Gruta di Capri cerrou as portas pela última vez, no tradicional ponto da Rua Miguel de Frias 37, em Icaraí, à meia-noite de domingo (10/11). Certamente, um dia triste para a história da gastronomia em Niterói.

Os donos do tradicional restaurante de culinária italiana, que começou fazendo pizzas saborosas há 66 anos, deverão inicialmente retomar as atividades no sistema de delivery, enquanto procuram um novo endereço.

A Gruta di Capri enviou cartões postais para sua clientela fiel, avisando sobre o fechamento do restaurante. Fez fila na calçada o domingo inteiro. Muita gente queria saborear a comida italiana e, principalmente, a pizza trazida para Niterói pelo fundador da casa, o italiano Arturo Boneli.

Cartão de despedida

O cartão postal reproduzia o painel de azulejos retratando da Gruta di Capri na Itália, que foi instalado próximo da entrada do restaurante em 1961.

Na mensagem, estava escrito:

“Querido amigo cliente,

Até breve!

Estamos encerrando nossas atividades na Rua Miguel de Frias, após 66 anos.

Em pouco tempo teremos oportunidade de nos encontrarmos e te avisaremos com certeza!

Viva a primeira pizza de Niterói e os encontros em torno dela por muitos e muitos anos ainda!“

No cardápio de dificuldades da empresa estão os aluguéis altíssimos cobrados por um ponto comercial em Icaraí, além do custo alto de uma obra para adaptação de um novo endereço em restaurante.  Por isso, os donos da Gruta di Capri pretendem retornar inicialmente como delivery, e posteriormente, reabrir o restaurante, assim que conseguirem um imóvel de boa localização na Zona Sul.

A história começou quando o italiano Arturo Boneli, em 1953, trouxe a pizza para a cidade, até então, desconhecida dos niteroienses, criando com o tempo vários  sabores e o acompanhamento do molho de tomate, uma tradição da casa. Trouxe também pratos da cozinha italiana, como canelone, nhoque, lasanha e filé à parmegiana, que fizeram por mais de seis décadas a alegria e o prazer dos comensais.

Que volte logo. Já perdemos tradições que trazem boas recordações, como a Leiteria Brasil, o Restaurante Monteiro e a Pizzaria Italiana, todos na Rua da Conceição, no Centro.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Gruta di Capri fecha em Icaraí, enquanto procura novo endereço

  1. É lamentável que um restaurante tão maravilhoso e tradicional como a Gruta de Capri tenha fechado.Eu e toda a minha família, éramos frequentadores assíduos, há longos anos desse estabelecimento. Espero que o mesmo possa ser reaberto em outro local,o mais rápido possível.

  2. Vai deixar saudades…(A dos antigos proprietários)
    Passei momentos maravilhosos lá com meu marido,filhos e amigos.
    Grandes comemorações!

  3. Lamentável o fechamento de tão tradicional “casa” da cidade. Estou também na torcida pelo reinício das atividades o mais breve possível.
    Boa sorte aos donos.

  4. Conheço a Gruta de Capri desde 1970. Eu e meu marido íamos saborear as deliciosas pizzas dessa maravilhosa casa. E ainda continuo frequentando. É uma pena isso acontecer. Sugiro onde era o Mix, ao lado do Gendai. Polo Gastronômico da rua Nóbrega! Boa sorte!

  5. Gostaria de dar uma sugestão para um novo local para a Gruta de Capri.
    Pensei na Praia de São Francisco, já que no Jardim Icaraí acabaram de inaugurar a Pizzaria Mama Jama.
    Como sou morador em São Francisco estou na torcida.
    Paulo de Tarso.

  6. Oxalá não demorem a voltar, pois atravessava a Ponte para comer o inigualável filé à parmegiana, não encontrado igual em lugar nenhum!! Embora more atualmente na Barra da Tijuca, fui vizinha da Gruta durante 35 anos!! Saudades!!!

Comments are closed.

Menu