New here? Register. ×
×

Grafite no Caminho Niemeyer vai alterar obra reconhecida mundialmente

Escrito por Gilson Monteiro às 14:33 do dia 7 de julho de 2020
Sobre: Fora de contexto
  • Caminho Niemeyer, Teatro Popular
07jul

Caminho Niemeyer, Teatro PopularA notícia de que o artista paulista Eduardo Kobra foi convidado pela Prefeitura de Niterói, para pintar um de seus grafites monumentais no Caminho Niemeyer, causou perplexidade ao ex-prefeito Jorge Roberto Silveira. Disse estar preocupado com que essa importante obra da arquitetura mundial sofra descaracterização.

– O Kobra é um artista plástico extremamente talentoso, original e tem vários ótimos trabalhos em muitos países – disse Jorge Roberto, ressaltando, porém, que Oscar Niemeyer admitiu como única exceção seus desenhos minimalistas na lateral e na entrada do Teatro Popular.

Para o ex-prefeito, a prefeitura poderia “se esforçar para concluir o Caminho, pois faltam, ainda, o novo Terminal Rodoviário e a nova Estação das Barcas, que podem ser feitos com capital privado, já que é a iniciativa privada que os explora atualmente”.

Jorge Roberto lembra que, quando Niemeyer projetou o Caminho, que vai desde o que ele chamava de a Grande Praça (Teatro Popular, Memorial, Fundação e Catedral) até o MAC, passando pela Praça JK e o Museu do Cinema, além das gravuras na fachada do teatro admitiu como exceção o painel interno do Memorial Roberto Silveira. O próprio arquiteto foi quem pediu ao pintor e restaurador Cláudio Valério Teixeira para executar e acompanhou o trabalho de perto, sugerindo inclusive algumas modificações de formato e tamanho.

Respeito à vontade do gênio Oscar

– Eu cheguei a perguntar a Niemeyer se havia projeto de mais intervenções pictóricas nas outras construções e ele me respondeu que o único prédio que pedia uma ilustração externa era o Teatro Popular e, internamente o Memorial.  Nos outros, me disse, qualquer intervenção iria “afetar a arquitetura”. Sua vontade era ver os projetos e suas curvas em concreto pintados de branco. Niemeyer era muito detalhista e cioso de suas obras, não aceitando interferências excessivas, a ponto de ter projetado até mesmo as placas de inauguração do MAC, por exemplo. Oscar se preocupava com a iluminação das edificações dele. Ele me disse mais de uma vez que “a iluminação errada pode estragar todo um projeto”. A vontade do gênio foi sempre respeitada – conta Jorge Roberto Silveira.

O ex-prefeito de Niterói adverte que, se o muralista Kobra pintar um de seus grafites monumentais no Caminho Niemeyer, a prefeitura estará agredindo a memória do grande arquiteto e interferindo indevidamente em um conjunto arquitetônico que, mesmo ainda não estando pronto, já é reconhecido em todo o mundo”.

Jorge Roberto destaca reconhecer o talento de Kobra. “Eu conheci uma obra dele maravilhosa em São Paulo que é exatamente um gigantesco retrato do Niemeyer. Ele normalmente faz seus trabalhos em empenas de prédios comerciais e residenciais, o que altera a arquitetura desses imóveis. Só que esses prédios normais não têm nenhuma importância histórica ou arquitetônica. Tem vários edifícios na cidade que podem receber trabalhos do Kobra.  Isto é uma coisa. Outra coisa é alterar a arquitetura da obra do maior gênio que o Brasil produziu em 520 anos. Caso se concretize – e eu espero que não – estará sendo cometido um crime contra a cidade, contra sua história, contra seu patrimônio e, claro, contra a sua população que é, afinal, a dona do Caminho Niemeyer”, conclui.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

6 thoughts on “Grafite no Caminho Niemeyer vai alterar obra reconhecida mundialmente

  1. É muito importante respeitar a obra de Oscar Niemeyer. Existem outros espaços em Niterói para receber a obra do artista Eduardo Kobra, que, com certeza, ficará muito bonita.

  2. Escolham um outro lugar para esse trabalho ,a saida do tunel no muro do Club.por ex.
    Qualquer iniciativa.no Caminho Niemeyer só vai poluir visualmente aquele espaço.

  3. Não há como alterar uma obra de 0scar Niemayer.
    Por melhor que seja o grafiteiro, não há espaço e nem cabimento isso.
    É pensar muito pequeno.
    Será que o prefeito de Barcelona autorizaria alterar qq uma das obras de Gaudy?
    Isso será um crime contra nossa cidade, sujeito a reparação judicial.

  4. Deveria fazer um grafite do artista Eduardo Kobra numa grande parede que existe ao lado do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart e que está de frente para Av. Rio Branco.

Comments are closed.

Menu