New here? Register. ×
×

Gaby, guardiã da natureza, faz cem anos

Escrito por Gilson Monteiro às 12:15 do dia 17 de maio de 2019
Sobre: Itacoatiara
17maio

Dona Gaby (ao centro) com moradores que ajudavam na preservação ambiental de Itacoatiara

Dona Gaby Trece de Paula, a guardiã da natureza de Itacoatiara, completa 100 anos, dia 8 de junho. Durante mais de 50 anos ela cuidou pessoalmente das plantas da restinga. Todos dias após o café da manhã percorria o calçadão dando bom dia às 36 espécies que faziam parte do bioma original e outras 59 plantas não nativas catalogadas por biólogos. Com uma tesoura de poda retirava ervas daninhas e tratava de manter as plantas viçosas.

Hoje, bastante lúcida e ativa, Dona Gaby ocupa parte de seu tempo costurando colchas de retalhos para doar a bebês de famílias carentes.  

As plantas da restinga, que tratava com tanto carinho, hoje cresceram demais, sem tratamento, e tiram a visão do mar de quem passeia pelo calçadão de Itacoatiara.

Há dez anos Dona Gaby deixou de ir àquele espaço verde. Nessa época, aos 90 anos era vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Mesmo sem ser bióloga, ela não dava muita confiança para os fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que a respeitavam e entendiam seu cuidado com a restinga que hoje mais parece um matagal, de tão esquecida que está pela prefeitura de Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Gaby, guardiã da natureza, faz cem anos

  1. Parabéns para dona GABY,seu amor pela natureza,em especial Itacoatiara. é sem limites: doação total!100anos de saúde.

    1. HOJE , SOAMI, pra que?

      CERVEJEIROS EM BARRACAS NA …,
      … AREIA
      ASSALTOS ( p q caméras ?)

      Puxadinho junto ao BPO…
      IRREGULAR….

      TUDO PADRÃO RODRIGO NEVES.
      Mesmo preso , nada mudou.

      1. Que nada Paulo, este puxadinho eles acertaram com a PM, via convenio. KKKKK, agora a PM e dona de area e predio publico.Claro, com a participação da prefeitura e alguns vereadores que participaram da inauguração. Não sei quem paga a luz e agua.

  2. Poucas pessoas tem visão humanitária, com sua idade mostra q a geração da sua época se preocupava c o futuro dos filhos e netos e q hoje a nova geração não se importa com futuro, ou seja não havendo renovação a tendência é acabar ” matagal “

Comments are closed.

Menu