New here? Register. ×
×

Esquina do Turco celebra a amizade

Escrito por Gilson Monteiro às 16:16 do dia 13 de dezembro de 2018
Sobre: Confraternização
13dez

O grupo Esquina do Turco se reúne há 34 anos na Moreira César com Octávio Carneiro, em Icaraí. Alguns ficam em pé, outros sentados em dois bancos que, por usucapião, já se sentem no direito ocupar o mesmo lugar a cada fim de tarde em Icaraí. Os encontros começaram em 1984, na Cotton, numa festa de confraternização de fim de ano com muito quibe, esfirra e champanhe. A partir daí e mesmo com o fechamento da loja de tecidos em 2009 — a turma não deixou de se reunir chova ou faça sol.

O dono da loja era Marcelo Nasser, descendente de libaneses, ex-professor de Educação Física do Centro Educacional e de colégios estaduais, praticante de Cooper diário na praia de Icaraí. Figura popular, sempre era convidado para os eventos esportivos e sociais da cidade.

O grupo reúne 40 homens das mais diversas atividades e profissões, muitos aposentados. Está aberto a participação de mulheres, porém até hoje nenhuma se juntou à turma. Não tem nenhum estatuto, suas regras são bastante flexíveis, mas não permite fofoca nem discussão acalorada, principalmente sobre política e futebol.

Guardar segredo não é especialidade da turma, que sempre se reúne na esquina das 17h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Quando uma notícia chega àqueles dois bancos, se espalha numa velocidade maior do que a de um foguete, ainda mais agora com o uso do WhatsApp. Logo toda cidade fica sabendo das últimas.

O cafezinho, o chá ou o mate são opções diárias nos três pequenos shoppings das redondezas, o Icaraí, o I Fashion e o Central Prime. O jantar acontece duas vezes por semana. É o turco Nasser quem faz a escolha do restaurante, optando geralmente por aquele que no dia esteja com uma boa promoção no cardápio e na carta de vinhos.

Para seguir a tradição, o almoço deste fim de ano foi nesta quinta-feira (13/12), no Mocelin, com muita animação e brindes a vida e a 2019.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Esquina do Turco celebra a amizade

  1. Que saudades das esquinas de Niterói!! Aqui na Barra da Tijuca nem esquinas temos!! Marcelo Nasser é nota dez, assim como toda a família Nasser, a começar pela mãe dele, figura queridíssima em todos os meios!! Parabéns ao grupo que se manteve fiel , preservando essa bonita demonstração de amizade!!

Comments are closed.

Menu