New here? Register. ×
×

Eleição em Niterói está longe de ser em um mar de almirante para Rodrigo

Escrito por Gilson Monteiro às 12:46 do dia 5 de fevereiro de 2020
Sobre: Pode mudar
  • Chico D'Angelo, Bagueira, Grael e Rodrigo Neves
05fev
Chico D'Angelo, Bagueira, Grael e Rodrigo Neves

Grael , entre Rodrigo Neves e Paulo Bagueira, tem a atenção de Chico D’Angelo (esq) a seu discurso

A chapa Axel-Bagueira à sucessão de Rodrigo Neves na prefeitura de Niterói pode mudar até a convenção do PDT a ser marcada no meio do ano. Axel Grael não é nenhuma unanimidade entre as lideranças políticas que apoiam o prefeito de Niterói e o eleitorado pouco o conhece. Poderá ficar de fora do pleito, segundo uma velha raposa, se até o prazo fatal da inscrição da chapa seu nome não decolar nas pesquisas.

No dia do pré-lançamento da candidatura de Axel-Bagueira, duas lideranças políticas estavam em viagem fora da cidade e não participaram do ato. E dificilmente entrarão na campanha dos candidatos de Rodrigo Neves.

Comte Bittencourt, secretário de Governo e presidente do Cidadania no Estado do Rio, vai se reunir hoje (05/02) com correligionários na CDL. Deverá dizer que, como líder maior da legenda precisará viajar pelo interior fluminense para cuidar da campanha de 20 candidatos a prefeito (sete concorrem à reeleição). E, ainda, ajudar na eleição de seu amigo Eduardo Paes, no Rio. Ao mesmo tempo, tem que trabalhar pela sua volta à Assembleia Legislativa em 2022. Por isso, não vai estar em tempo integral na campanha de Niterói. Sabe que, por não ter afinidade política com Grael, caso ele vença não contará com seu apoio para a sua pretensão política.

Sérgio Zveiter, presidente do DEM-Niterói e ex-presidente da OAB está focado em seu grande escritório no Rio. Além disso, tem que ajudar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na volta de Eduardo Paes à Prefeitura carioca. Pelo jeito, Zveiter também ficará sem tempo de atravessar a baía para fazer campanha nas ruas para Axel, com quem também nunca se afinou politicamente.

Candidatura de Grael pode não decolar

Outro fator que está atrapalhando o apoio do DEM a Axel Grael é que Rodrigo Neves está na campanha de Marta Rocha à Prefeitura do Rio, tendo indicado, inclusive, a secretária de Fazenda Giovanna Victer para integrar a equipe da candidata do PDT. Mas ela não aceitou e há três meses deixou de falar com Axel.

Ao antecipar o lançamento da chapa da situação Axel Grael-Paulo Bagueira, Rodrigo Neves teve dois objetivos: evitar a pressão dos outros candidatos com a aproximação do prazo de desincompatibilização e testar o desempenho de Grael nas pesquisas até o prazo fatal de mudança.

Segundo uma raposa política que tem ligações com o prefeito, se Grael não decolar, ele troca só o cabeça de chapa. Paulo Bagueira continuaria como vice, porque além de representar a Zona Norte, tem o apoio de um grupo de vereadores. Se houver essa mudança, o candidato com mais chance é o deputado federal Chico D’Angelo, do PDT.

O prefeito sabe da tempestade que vai atingir essas eleições nas redes sociais. Vão relembrar seu envolvimento com a máfia dos transportes e a sua prisão, o continuísmo de quatro décadas, o inchaço da máquina e a cobrança de um dos IPTUs mais altos do país.

Por isso, Rodrigo teme que, apesar de ser de uma família de velejadores, Grael está acostumado a navegar na calma enseada de São Francisco. Não se sabe qual vai ser o seu desempenho ao enfrentar grandes ondas, com ventos e ataques fortes no sentido contrário.

Uma coisa é certa: essa eleição não vai ser em mar de almirante.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Eleição em Niterói está longe de ser em um mar de almirante para Rodrigo

  1. Niterói já está cansada dessa velha política corrupta, com obras de fachada superfaturadas, cabides de empregos nas secretarias em troca de votos, péssima educação municipal, iptu caríssimo, máfia dos transportes, falta de saneamento, saúde precária nos postos e hospitais municipais….
    Precisamos do NOVO em Niterói!!! Precisamos da gestão eficiente e ideonidade da Juliana Benício! Opartido NOVO vai acabar com as regalias, enxugar as secretarias, acabar com os cabides de emprego para que sobre mais dinheiro para saúde, educação, saneamento, mobilidade urbana….

  2. Perfeita análise. E ainda digo mais, o Sérgio Zveiter que tem forte influência no judiciário, através do seu irmão Luiz Zveiter, pode mexer os pauzinhos para agilizar o processo aonde Rodrigo Neves é réu e este voltar para Bangú antes das eleições.
    Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

Comments are closed.

Menu