Corações gigantes vão decorar, a partir desta sexta-feira (22/11), seis pontos tradicionais de Niterói: Campo de São Bento, Praça Araribóia, Praia de Icaraí, Moreira Cesar, Teatro João Caetano e Praia São Francisco. As obras têm 2,5 metros de altura e foram pintadas por três grafiteiros da região.
A iniciativa é do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que encontrou na manifestação cultural uma forma de agradecer o carinho da população e comemorar os 446 anos da cidade, celebrados nesta sexta-feira.
As paisagens e o cotidiano da cidade foram retratados por Andréa Paula Stelling, Juliana Fervo e Pandro Nobã, artistas locais com identidade marcante e atuantes na cena urbana e em arte de rua. As obras são interativas e possuem um sistema de luz e som que simula a pulsação do coração. Cada instalação conta ainda com um totem, onde através de QR Code a população terá acesso a dicas sobre a saúde do coração; material explicativo sobre o conceito da campanha e a localização de todas as esculturas.
Segundo a diretora-geral Ilza Fellows, “para o CHN as manifestações artísticas e culturais, em seu sentido amplo, fazem parte do equilíbrio para a saúde plena do indivíduo.
Saiba onde pulsam os corações:
A mostra vai até o dia 6 de dezembro. São as obras são as seguintes:
Campo de São Bento – “Afeto” do artista Pandro Nobã, Rua Gavião Peixoto 236, portão 5, Icaraí;
Praça Araribóia – “Curvilínea” da artista Juliana Fervo. Em frente à estação das barcas no Centro;
Praia de Icaraí – “O peixeiro e originário da terra” do artista Pandro Nobã, Av. Jornalista Alberto Francisco Torres 127, Icaraí;
Rua Moreira Cesar – “Curvilínea” da artista Juliana Fervo, Rua Coronel Moreira Cesar 228, Icaraí;
Teatro Municipal João Caetano – “Tatuagem” da artista Andrea Paula Stelling, Rua Quinze de Novembro 35, Centro;
Praia São Francisco – “Andorinha” da artista Andrea Paula Stelling, Praça do Rádio Amador com Av. Quintino Bocaiúva 852, São Francisco.
Leia também:
- Gay Lussac premia vencedores de Festival de Curtas feitos com celular
- Dezembro Laranja: HUAP vai fazer exames preventivos de câncer de pele
- Harpistas da Grota fazem recital na Escola Canadense de Niterói
- Inauguração de fast-food em Icaraí vence febre de instalação de farmácias
- Niteroiense em julgamento polêmico no TRF2 sobre liberdade religiosa
Quanto isto custou ao bolso do contribuinte? Afinal, são meus impostos que estão pagando por tudo.