New here? Register. ×
×

Casa de Lisaura Ruas vai ser centro de convivência do idoso em Pendotiba

Escrito por Gilson Monteiro às 09:58 do dia 20 de setembro de 2019
Sobre: Melhor idade
20set

Lisaura Ruas vai dar nome ao Centro de Convivência, Estudo, Pesquisa e Hospedagem do Idoso (CCEPHI), que abrirá suas portas no dia 28/09, às 10h, em sua antiga residência na Rua Uruguai 89, em Pendotiba, Niterói. A cidade tem hoje cerca de 20 por cento de seus 511 mil habitantes com mais de 60 anos de idade.

O Centro de Convivência vai oferecer cursos e oficinas de artes, estética e turismo para as pessoas da terceira idade. Quando se fala em Lisaura Ruas, tem que ser lembrado seu trabalho de quase meio século na Associação Fluminense de Reabilitação, onde começou como professora voluntária e presidiu a instituição filantrópica por muitos anos.

A AFR, que presta um relevante serviço à assistência médica, referência em fisioterapia para outras cidades, atende hoje 1.600 pacientes, sendo que 1.100 pelo SUS, além de atender 300 na Oficina de Prótese, que realiza trabalhos para a maioria dos municípios fluminenses.

Lisaura, com seu sorriso arrebatador ajudava as pessoas que procuravam a AFR para ter melhor qualidade de vida. Graças ao seu trabalho em conjunto com equipes de alto nível nas mais diversas especialidades todos conseguiam esse objetivo.

Equipe especializada

À frente do CCPHI  está Rosangela Gomes,  especialista em educação profissional e gerontologia, e coordenadora do Curso de Cuidadores de Idosos da Singularidade/ Instituto Vital Brazil, em Niterói. “De forma acolhedora, queremos proporcionar experiências onde os participantes se sintam à vontade, em casa. Vamos valorizar autonomia e inclusão social em ações diversas”, diz Rosangela, que integra há 35 anos a equipe de enfermagem do Hospital  Universitário Antonio Pedro. Em ampla área, com muito verde, as pessoas também poderão contar com terapias integrativas e estética, entre outras atividades de cuidado de corpo e alma, a partir de uma parceria com o espaço Body & Soul.

O Centro de Convivência vai oferecer curso de capacitação para cuidadores de idosos e também de extensão para profissionais da área de saúde, sob a perspectiva do envelhecimento saudável.  Realizado em parceria com a empresa de treinamentos em saúde Singularidade, o curso de extensão tem grade curricular abrangente, com temas atuais como política, cinema, arte e turismo.

Especializada em Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, Cristina Ruas, filha da Lisaura, integra a equipe do Centro de Convivência. Ela diz que “a iniciativa trará a Niterói inovações e tendências em atenção integrada à saúde na terceira idade”.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Casa de Lisaura Ruas vai ser centro de convivência do idoso em Pendotiba

  1. Gostaria muito de participar. Faço Reiki e gostaria de ser voluntária. Qual o telefone para maiores informações.

  2. Sou técnica de enfermagem, trabalho no Rio pelo seguimento Caps LIMA Barreto Bangu mas moro em Niterói, gostaria muito de participar do curso de extensão em saúde.

Comments are closed.

Menu