New here? Register. ×
×

Bombeiros comemoram 164 anos de criação da corporação no país

Escrito por Gilson Monteiro às 17:41 do dia 2 de julho de 2020
Sobre: Apagando velinhas
  • Bombeiros, quartel de Niterói
02jul

Bombeiros, quartel de NiteróiO Dia do Bombeiro, hoje (02/07), é uma data que merece ser lembrada em reconhecimento ao trabalho desses heróis anônimos. O Corpo de Bombeiros é a primeira corporação do país. Foi criada há 164 anos e o quartel de Niterói é um dos mais antigos.

Em 2019, o 3° Grupamento de Bombeiro Militar de Niterói, com 120 homens, atendeu a 1.780 acidentes de trânsito, fora os incêndios, desabamentos, enchentes, afogamentos e outras ocorrências acontecem diuturnamente.

Integram a Unidade, os Destacamentos de Charitas, Itaipu e Maricá.

Esses heróis anônimos tiveram trabalho insano na década de 60, quando lutaram para apagar o incêndio que consumia a Estação da Cantareira. Revoltados pelos péssimos serviços prestados na travessia da Baía de Guanabara, populares atearam fogo e depredaram tudo.

Ainda nos anos 60, os bombeiros atuaram intensamente no resgate de vítimas do incêndio do Gran Circo Norte-americano. Outro ato de bravura, foi por ocasião do desabamento do Morro do Bumba. Os soldados foram incansáveis na procura por sobreviventes daquela tragédia em 2010.

O centenário quartel dos Bombeiros em Niterói, na Avenida Marquês do Paraná, foi construído em estrutura de ferro comprada na Alemanha. O prédio foi inaugurado em 24 de agosto de 1917.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Bombeiros comemoram 164 anos de criação da corporação no país

  1. Meu saudoso pai, José Nepomuceno Marques, dizia que esse corpo de bombeiros foi trazido para o Brasil, todo desmontado em um navio.

Comments are closed.

Menu