New here? Register. ×
×

Bicicletada festeja o meio ambiente

Escrito por Luiz Antonio Mello às 15:13 do dia 4 de junho de 2019
Sobre: Pela saúde do planeta
04jun

O Coletivo Pedal Sonoro e o Lagoa para Sempre, movimentos integrados por ativistas, esportistas, moradores, pescadores tradicionais e instituições ligadas ao meio ambiente de Niterói convidam todos para comemorar, no sábado, com saída do Cafubá, a semana do meio ambiente com uma Bicicletada Musical em um circuito de descobrimento de novas e esquecidas paisagens.

A concentração das bicicletas será na Rótula do Cafubá, com saída prevista para 10h15 de sábado, dia 8. De lá, o grupo seguirá em direção a “Praça do para-pente” (Lagoa de Piratininga), Canal de Camboatá (Mangue de Itaipu), Pomar e Horta Comunitária AMaravista (Área Brejo Itaipu), Quintal dos Pescadores Tradicionais de Itaipu, Lagoa de Itaipu e a Associação de Windsurf de Niterói (Camboinhas).

Os participantes vão passar também pelos sítios arqueológicos símbolo da pré-história brasileira, o Sambaqui Duna Grande e o território que foi devastado pelos empreendimentos imobiliários, Duna Pequena e Sambaqui Camboinhas.

Os detalhes estão neste link: https://www.facebook.com/events/326834251331326/

O Diretor Presidente da União de Ciclistas do Brasil, André Soares, lembra que a mobilidade ativa é um instrumento chave para o combate à poluição: “A bicicleta é um veículo que, além de não emitir poluentes atmosféricos durante o deslocamento, possui uma cadeia produtiva mais branda e exige muito menos infraestrutura viária do que aquela destinada ao modelo baseado no transporte motorizado individual, cuja construção e manutenção é onerosa e ambientalmente impactante”, destacou.

Ele lembra que os ciclistas também estão menos sujeitos aos danos dos poluentes do que os próprios motoristas. Uma via de mão dupla: cuidando ao mesmo tempo da própria saúde e da saúde do planeta.

Seja bem-vindo/a!

A Bicicletada tem o apoio de:

Amaravista; Associação de Windsurf de Niterói; BEM Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato; MAI – Museu de Arqueologia de Itaipu; Ponto Org; Quintal dos Pescadores de Itaipu; UCB – União de Ciclistas do Brasil; ONU Meio Ambiente.

Leia também:

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|

2 thoughts on “Bicicletada festeja o meio ambiente

  1. Bacana, apesar do trágico retrocesso da politica ambiental do governo federal, a organização comunitária em Niteroi avança reduzindo as “pegadas de carbono” com o ciclismo como uma das formas de substituição dos carros e militando pela conservação e uso sustentável dos recursos naturais!

Comments are closed.

Menu