New here? Register. ×
×

Beatles há meio século em São Gonçalo

Escrito por Gilberto Fontes às 17:13 do dia 8 de agosto de 2019
Sobre: Coleção de vinis
08ago

A foto histórica da capa do disco “Abbey Road”, feita em 8 de agosto de 1969 na rua de Londres celebrizada pelos Beatles, completa hoje 50 anos. E o vinil não menos histórico faz parte da coleção de mais de 30 mil discos e 20 mil CDs que o aposentado Valdir Siqueira, 69 anos, guarda com carinho na sua casa, em São Gonçalo, segundo conta o repórter Paulo Roberto Araújo, dublê de manager da banda de rock niteroiense Faixa Etária.

O colecionador se revela um beatlemaníaco autêntico e curte como uma de suas canções preferidas “I Want To Hold Your Hand”, mas guarda também coleções completas de Roberto Carlos, Tim Maia, Erasmo Carlos, Rita Lee, Raul Seixas, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Elis Regina e de astros internacionais como Elvis Presley, Beatles, Creedence Clearwater Revival, Michael Jackson, Bee Gees, Queen, Rolling Stones.

Siqueira contou ao repórter Paulo Roberto Araújo que “um dos vinis mais disputados hoje em dia é da banda Os Lobos, formada por niteroienses, que tocou três anos e lançou apenas uns 300 vinis. A banda foi descoberta pelos colecionadores há uns cinco anos, mas é muito difícil conseguir um disco”.

A coleção de Siqueira fica em estantes num ambiente refrigerado que ele construiu na sua casa apenas para guardar discos, CDs e vitrolas.

— A década de 1960 foi a fase áurea da música. Surgiram coisas muito boas em 1970, mas, de 1980 para cá, foram rareando. No passado se ouvia música de todo mundo no rádio. Nos últimos anos, o mercado está diferente. Tem muitas rádios evangélicas, que segmentam o setor. Existe muita coisa boa por aí, como a banda carioca The Outs, mas poucas pessoas conhecem, porque não há espaço para novos grupos — analisa.

Embora tenha o rock’n’roll no sangue, Siqueira gosta de ouvir samba, bossa nova e outros gêneros, mas não escuta funk:

— O funk que toca no Brasil não é o funk original, que eu gosto, que é o da Funkadelic, uma banda americana dos anos 1970 que, juntamente com a Parliament, as duas lideradas por George Clinton, foi precursora do P-Funk.

Sharing is caring

Gilberto Fontes
Gilberto Fontes
Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.
|

4 thoughts on “Beatles há meio século em São Gonçalo

  1. Tenho o prazer de hoje ter o Valdir como amigo, parceiro para assuntos musicais e troca de informações sobre discos, clipes, enfim, tudo relacionado à música.
    Quando nos encontramos, o assunto nunca acaba.
    Ele é o cara!!!
    Parabéns amigo, bela matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu