New here? Register. ×
×

Amendoeiras cobrem ruas com folhas secas e destroem piso em São Francisco

Escrito por Gilson Monteiro às 11:48 do dia 23 de junho de 2020
Sobre: Sem limpeza
23jun

Moradores de São Francisco reclamam da falta de coleta das folhas secas de amendoeiras. A Rua Anita Nilo Peçanha está tomada pelo desfolhamento das árvores que vem desde o fim do outono e entra pelo inverno. Já foi feito há dias um alerta à Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) para limpar à rua, mas sem resultado. A folhagem entope bueiros e acumulada na calçada atrai bichos.

Outra queixa dos moradores é que as raízes dessas árvores destroem as calçadas e até muros das casas de São Francisco. Para fazer o corte dessas raízes e reparar o piso e alicerces destruídos, o proprietário depende de autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, num processo burocrático que nunca termina.

Estudos de ambientalistas mostram que as amendoeiras quando atingem uma idade mais avançada costumam levantar a pavimentação da calçada e, em muitos casos, o próprio asfalto, dificultando a passagem de pedestres e carros. Um outro ponto desfavorável diz respeito aos seus frutos que contribuem para entupimento de bueiros na cidade e, à exceção dos morcegos, não há fauna para utilizá-lo como alimento.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Amendoeiras cobrem ruas com folhas secas e destroem piso em São Francisco

    1. No passado, calçadas eram menos necessárias e menos frequentes, pois podia-se caminhar pelas ruas, que em geral eram de chão batido. Não havia carros circulando, mas poucas charretes. A vida era mais calma e a cidade bem menos habitada. Mesmo com a chegada dos carros, eram poucos, e as ruas eram seguras para se caminhar e para as crianças brincarem. O progresso chegou (que lástima!) e muita gente acha que as árvores são inconvenentes, principalmente aquelas pessoas que estão acostumadas a ir e vir dentro de carrinhos climatizados. Se queremos uma cidade para carros, então não só as amendoeiras, mas outras árvores também, não terão chance. Se queremos cidades com cada vez mais cheias de gente, há espaço para pessoas, carros, ruas, avenidas, calçadas, prédios E ÁRVORES? Ou algum desses vai ter que sair?

  1. Ihhh, lá vem reclamação que vai dar em mais corte de árvores, para depois cobrir tudo de concreto e aumentar o calor de cidade, que já é intolerável. Tudo para justificar os ambientes fechados e climatizados, só acessíveis a uma determinada classe social. Quem não tem dinheiro para pagar ar-condicionado que se dane, né?

Comments are closed.

Menu