New here? Register. ×
×

Alunos de São Gonçalo premiados pela NASA recebem cientista alemão

Escrito por Gilson Monteiro às 13:04 do dia 19 de novembro de 2019
Sobre: Corrida espacial
  • Alunos de São Gonçalo premiados pela NASA
19nov

Alunos de São Gonçalo premiados pela NASA Alunos do Colégio Santa Terezinha, de São Gonçalo, entraram na corrida espacial. Depois de serem premiados pela NASA pela construção de um protótipo de veículo para exploração de terrenos extraterrestres (foto), receberam a visita do cientista alemão Ralf Heckel.

Criador dos prêmios de Melhor Equipe Internacional e de Telemetria do Nasa Rover Challenge, Heckel está no Brasil como parte do tour “Próxima década, próxima geração. Onde estamos, para onde estamos indo?”, que até janeiro de 2020 vai visitar vários países participantes da corrida realizada anualmente pela agência espacial americana em Huntsville, Alabama.

A NASA realiza o Nasa Rover Challenge há mais de 25 anos no U.S. Space & Rocket Center. A competição visa a estimular o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia, engenharia e pela pesquisa aeroespacial. O NASA Rover Challenge é dividido em duas categorias: Ensino Médio e Universitário. O Colégio Santa Terezinha participou (e saiu premiado) da categoria Ensino Médio.

Missão espacial simulada

Trata-se de uma corrida de obstáculos e tarefas. Cada equipe constrói seu próprio Rover e deve dirigi-lo pelo percurso da NASA. Os Rovers precisam ser movidos por força humana e carregar dois estudantes, de ambos os sexos, por esse percurso cheio de obstáculos, que simula terrenos extraterrestres como crateras, depressões, inclinações, montanhas. É como se fosse uma missão espacial. O quadriciclo da foto é o rover que a equipe gonçalense  Spacetroopers Brasil usou na competição.

Fundador do Instituto Internacional de Educação Espacial (ISEI), uma organização sem fins lucrativos sediada em Leipzig, Alemanha, desde 2005 Ralf Heckel mobiliza estudantes de diversos países em competições de tecnologia.

O principal objetivo da jornada pelo mundo é levar a jovens de vários países o desejo de aprender, projetar, trabalhar e criar um futuro espacial, incentivar carreiras ligadas de alguma forma à exploração espacial. No programa da visita, Heckel reuniu todas as experiências consolidadas pelo homem na exploração espacial até o cinquentenário do pouso na Lua e apresentou um panorama da próxima década para todos que, de alguma maneira, desejam fazer parte do futuro da exploração espacial na lua e outros planetas.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Alunos de São Gonçalo premiados pela NASA recebem cientista alemão

  1. Minhas sinceras congratulações para essa jovem Equipe. Que beleza vocês receberem tal premiação. PARABÉNS !!! PARABÉNS!!! PARABÉNS !!!

Comments are closed.

Menu