New here? Register. ×
×

Alunas de Ciep vencem concurso na França

Escrito por Gilson Monteiro às 11:56 do dia 10 de maio de 2019
Sobre: Batida poética
10maio

Quatro alunas do Ciep Leonel de Moura Brizola, no bairro de Charitas, em Niterói, venceram um concurso de poesia na França. Beatriz Barreto Felix, Juliana Menezes Martins, Manuella de Souza Santana e Rebeca Cecchetti F. Brito, todas com 17 anos e estudantes do 3º do ensino médio, venceram a competição entre escolas de todo o mundo, que ensinam a língua francesa.

A professora de francês Laetitia Pereira conta que o concurso promovido pelo Centre de la Francophonie des Amériques teve o objetivo de fazer com que os alunos criassem poesias baseadas no slam, onde os autores declamam, leem, movimentam o corpo, improvisam e disputam, como num repente, seu texto com outros slammers (veja o vídeo com as alunas vencedoras).

A poesia slam faz parte do conteúdo programático do Ciep de Charitas, através da qual os alunos trazem questões da atualidade para debate, como racismo, violência, drogas, entre outros, despertando a plateia para a reflexão, tomada de consciência e atitude política em relação a esses temas, diz a professora Laetitia Pereira.

O projeto foi proposto e trabalhado em todas as turmas da 3ª série do Ciep. Os alunos apresentaram suas poesias durante a aula, depois houve uma votação entre cada turma, e a poesia escolhida foi inscrita no concurso Slame tes accents.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Alunas de Ciep vencem concurso na França

  1. Como se precisasse mais uma prova eloquente de que a EDUCAÇÃO tem que ser a PRIORIDADE das PRIORIDADES.Parabéns às alunas e aos professores do CIEP Leonel Brizola.Brilharam !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu