O mundo jurídico e maçônico perdeu hoje uma de suas grandes figuras, com a morte do ministro aposentado do STJ Waldemar Zveiter aos 92 anos. Ele começou a carreira advocatícia em Niterói, onde morou a maior parte da vida. Será sepultado amanhã, domingo (4), no Cemitério Israelita do Caju, no Rio, com velório às 12h e sepultamento às 13h.
Foi presidente da OAB do Estado do Rio de Janeiro, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde inúmeras de suas decisões, sempre bem fundamentadas, viraram acórdãos e jurisprudências.
Uma vida inteira de amor e dedicação à Maçonaria, era considerado eterno Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, que lamentou em nota a enorme perda e anunciou “uma homenagem futura a esse grande líder que trabalhou incansavelmente para o fortalecimento de nossa e propagação e de nossos princípios”.
Mineiro, Waldemar Zveiter, chegou a ex-capital fluminense para estudar e foi trabalhar como vendedor de uma loja de móveis no Barreto. Inteligente, simpático e persistente, concluiu o curso em 1957 na Faculdade de Direito de Niterói, incorporada à UFF. Montou seu escritório na Avenida Amaral Peixoto, convidando jovens estudantes para trabalhar ao seu lado. Assim formou gerações de bons advogados até deixar a advocacia e tomar posse como desembargador, em 1983.
Orador primoroso e escritor talentoso é autor de vários livros sobre Direito, Maçonaria e poesia, que podem ser encontrados na Biblioteca da OAB do Rio de Janeiro, que leva seu nome.
Casado com a niteroiense Cecília, já falecida, teve dois filhos que seguiram sua carreira: o desembargador Luiz Zveiter, que foi corregedor Geral e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sendo hoje o decano do Órgão Especial, além de ter presidido o TRE-RJ; e Sérgio Zveiter, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, secretário de Justiça e deputado federal por dois mandatos.
Que Waldemar Zveiter, por seus exemplos de vida, receba as justas e merecidas homenagens e o descanso eterno.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…