Publicidade
Notícias

Waldemar Zveiter: Uma vida dedicada à Justiça e à Maçonaria

Publicidade
O ministro Waldemar Zveiter na inauguração da Biblioteca que leva o seu nome na OAB/RJ

O mundo jurídico e maçônico perdeu hoje uma de suas grandes figuras, com a morte do ministro aposentado do STJ Waldemar Zveiter aos 92 anos. Ele começou a carreira advocatícia em Niterói, onde morou a maior parte da vida. Será sepultado amanhã, domingo (4), no Cemitério Israelita do Caju, no Rio, com velório às 12h e sepultamento às 13h.

Foi presidente da OAB do Estado do Rio de Janeiro, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde inúmeras de suas decisões, sempre bem fundamentadas, viraram acórdãos e jurisprudências.

Uma vida inteira de amor e dedicação à Maçonaria, era considerado eterno Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, que lamentou em nota a enorme perda e anunciou “uma homenagem futura a esse grande líder que trabalhou incansavelmente para o fortalecimento de nossa e propagação e de nossos princípios”.

Mineiro, Waldemar Zveiter, chegou a ex-capital fluminense para estudar e foi trabalhar como vendedor de uma loja de móveis no Barreto. Inteligente, simpático e persistente, concluiu o curso em 1957 na Faculdade de Direito de Niterói, incorporada à UFF. Montou seu escritório na Avenida Amaral Peixoto, convidando jovens estudantes para trabalhar ao seu lado. Assim formou gerações de bons advogados até deixar a advocacia e tomar posse como desembargador, em 1983.

Orador primoroso e escritor talentoso é autor de vários livros sobre Direito, Maçonaria e poesia, que podem ser encontrados na Biblioteca da OAB do Rio de Janeiro, que leva seu nome.

Casado com a niteroiense Cecília, já falecida, teve dois filhos que seguiram sua carreira: o desembargador Luiz Zveiter, que foi corregedor Geral e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sendo hoje o decano do Órgão Especial, além de ter presidido o TRE-RJ; e Sérgio Zveiter, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, secretário de Justiça e deputado federal por dois mandatos.

Que Waldemar Zveiter, por seus exemplos de vida, receba as justas e merecidas homenagens e o descanso eterno.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

49 minutos ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade