Com a repercussão do escândalo dos descontos indevidos nos pagamentos do INSS, vivaldinos aumentaram o número de telefonemas para roubar aposentados. Leitores da Coluna, moradores de Niterói, relatam estar recebendo três ou mais ligações por dia pelo celular. Uma voz feminina diz: “Sua prova de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício”. Em seguida, manda teclar 1 se a exigência já foi cumprida ou 2 se ainda não. Aí é que entra o golpista para roubar a vítima.
O INSS adverte que o órgão não telefona nem envia mensagens para os beneficiários. Desconfie também do falso funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Esta é outra armadilha para roubar dados e contrair empréstimos em nome do aposentado ou pensionista.
O INSS realiza a prova de vida através de cruzamento de informações com bases de dados governamentais e de parceiros, como bancos, sistemas de saúde e outros. Esta modalidade automatiza a comprovação da vida dos beneficiários, dispensando a necessidade de comparecer a agências ou bancos em muitos casos.
Para confirmar se está em dia com a prova de vida, o beneficiário pode acessar o Meu INSS com login de nível Ouro. Caso não seja possível realizar a prova de vida por cruzamento de dados, o beneficiário ainda pode realizar a comprovação presencialmente em agências do INSS ou bancos.
Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…
Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…
A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…
O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…
Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…
Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…