Com a repercussão do escândalo dos descontos indevidos nos pagamentos do INSS, vivaldinos aumentaram o número de telefonemas para roubar aposentados. Leitores da Coluna, moradores de Niterói, relatam estar recebendo três ou mais ligações por dia pelo celular. Uma voz feminina diz: “Sua prova de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício”. Em seguida, manda teclar 1 se a exigência já foi cumprida ou 2 se ainda não. Aí é que entra o golpista para roubar a vítima.
O INSS adverte que o órgão não telefona nem envia mensagens para os beneficiários. Desconfie também do falso funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Esta é outra armadilha para roubar dados e contrair empréstimos em nome do aposentado ou pensionista.
O INSS realiza a prova de vida através de cruzamento de informações com bases de dados governamentais e de parceiros, como bancos, sistemas de saúde e outros. Esta modalidade automatiza a comprovação da vida dos beneficiários, dispensando a necessidade de comparecer a agências ou bancos em muitos casos.
Para confirmar se está em dia com a prova de vida, o beneficiário pode acessar o Meu INSS com login de nível Ouro. Caso não seja possível realizar a prova de vida por cruzamento de dados, o beneficiário ainda pode realizar a comprovação presencialmente em agências do INSS ou bancos.
Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…
Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…
Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…
Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…