Publicidade
Categories: Notícias

Vinícola lança em Niterói novo destino enoturístico na Serra Gaúcha

Publicidade
Sandro Pietrobelli, Nico Tessaro, Tiago Bergonzi, Ariane e Leonardo Perdigão, e Márcio Freitas durante o lançamento da Casacorba em Niterói

A Casacorba escolheu Niterói para lançar o novo destino Enoturismo e Gastronômico da Serra Gaúcha, durante concorrido jantar de harmonização de vinhos no restaurante Malbek, em Icaraí.

A vinícola produz 26 rótulos, sendo oito tintos, seis brancos, seis tipos de destilados, um azeite e um suco integral. Todos são mostrados na visita guiada pela propriedade, acompanhada por diferentes experiências com degustação. O passeio se completa no wine bar e no restaurante de cozinha contemporânea. Os visitantes podem se hospedar em charmosas cabanas.

A propriedade fica na cidade gaúcha de Nova Roma do Sul. Tem 60 hectares a 700 metros de altitude, com a agricultura integrada à natureza, sendo 50% destinada ao cultivo das uvas.

O enólogo Tiago Bergonzi diz que ali são colhidas as uvas Tannat; Merlot; Cabernet Sauvignon; Carbenet Franc; Marselan; Malbec;  Sangiovese e Pinot Noir, além das brancas Chardonnay; Moscato; Gewurztraminer  e Riesling Itálico.

A produção em 2022 alcançou 150 mil garrafas, sendo a metade de espumantes, 40% de vinho e 10% de suco de uva. A produção conta com 59 barricas de carvalho (francês e americano) e 49 tanques de aço inox. O dono da vinícola, Nico Tassaro, conta que a Casacorba nasceu   em 1999, na bucólica Nova Roma do Sul.

Ao chegarem lá, os visitantes vão conhecer a bonita história e o sonho realizado da família que desembarcou no Brasil em 1888, com mudas e videiras na bagagem e a esperança de realizar um projeto de vida na fértil Serra Gaúcha.

Nova Roma do Sul tem 3,5 mil habitantes e está a 48 quilômetros de Caxias do Sul e a 169 quilômetros de Porto Alegre. Outras informações pelo telefone (54) 3771-4030 ou pelo e-mail: casacorba@casacorba.com.br

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

O alfaiate de Niterói que veste imortais da Academia Brasileira de Letras

Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…

13 horas ago

Niterói D’Or registra crescimento em cirurgias de alta complexidade no primeiro semestre

Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…

14 horas ago

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

2 dias ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

2 dias ago

João Pedro brilha no britânico Chelsea com gestão niteroiense

Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…

5 dias ago

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

7 dias ago
Publicidade