Antes mesmo de se falar em longevidade, a renomada mestra da neurogeriatria, Dra. Vilma Câmara, já se preocupava com o bem-estar da terceira idade. Desde sua formação em medicina na UFF, em 1969, ela se especializou em neurologia e psiquiatria, tornando-se uma referência no tratamento de doenças neurológicas em pacientes adultos e idosos, em seu consultório no Center IV, em Icaraí.
Niterói, segundo o último censo do IBGE, abriga 23,8% de sua população de 482 mil habitantes na terceira idade. Para aqueles que enfrentam a senilidade e a perda de memória, a Dra. Vilma traz boas notícias: os tratamentos evoluíram significativamente com medicamentos específicos, proporcionando resultados surpreendentes.
Suas orientações para os idosos incluem aceitar a velhice, manter o bom humor, preservar a autonomia e independência se exercitando pelo menos com uma caminhada por semana, além de gostar do que fazem e do próximo.
A dor, subjetiva e intensa, também é uma preocupação. A médica destaca a estreita relação entre depressão e dor. Com mais de 55 anos de experiência, Vilma Câmara aconselha que, neste momento, o suporte familiar e a estimulação cognitiva são igualmente importantes.
Seu currículo invejável inclui ser a primeira mulher imortalizada na Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Mesmo aposentada como professora de geriatria da UFF, ela continua ativa como voluntária no curso de pós-graduação da universidade.
Possui mestrado e doutorado em neurologia pela UFRJ, é professora emérita da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e diretora científica da Associação Brasileira de Alzheimer, além de coordenadora do Centro de Maturidade e Movimento.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…