Publicidade
Notícias

Viga racha no mergulhão de Niterói

Publicidade

Depois que um vídeo mostrando uma viga rachada no mergulhão da Marquês do Paraná viralizou na internet ontem (01/05), a prefeitura de Niterói se apressou em tapar o sol com a peneira, negando que haja “qualquer risco de desabamento, total ou parcial, do mergulhão Ângela Fernandes, no Centro”.

O vídeo feito por Bruno Lobato (veja no final) mostra a viga fraturada e ele alerta para a possibilidade de algum pedaço de concreto se soltar e atingir os veículos que passam embaixo. Mostra ainda que essa viga na entrada do mergulhão está também com fissuras no meio da peça.

Em nota, a prefeitura insiste que “apesar da rachadura no concreto, a ferragem que sustenta a viga está intacta, o que afasta qualquer risco. A Secretaria Municipal de Obras dará início ao reparo necessário no mergulhão, que é rotineiramente monitorado por técnicos”.

Segundo um experiente engenheiro, ouvido pela coluna, há urgência de ser realizada uma vistoria técnica no mergulhão, além do escoramento imediato e da proteção da viga para não cair pedaços de concreto sobre os veículos.

— Além disso, precisa instalar vigas para recompor o entroncamento das paredes laterais, isto com a mesma urgência do escoramento das vigas, que precisam ser inspecionadas uma por uma – diz o engenheiro.

A prefeitura de Niterói diz que a rachadura vista “na entrada da passagem subterrânea é consequência do choque de um caminhão-baú que desrespeitou a sinalização sobre limite de altura”. Acrescenta ainda a nota oficial que “cabe ressaltar que a viga em questão é um limitador de altura, tendo, portanto, justamente a finalidade de impedir o tráfego destes veículos pelo local, protegendo a estrutura do mergulhão de eventuais choques”. 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

5 horas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

6 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade