Publicidade
Notícias

Vacina da Covid só não imuniza contra marketing político de Niterói e SG

Publicidade

A vacinação contra a Covid-19, alvo de uma CPI do Senado, é usada como marketing político de prefeitos e governadores. Enquanto Niterói afirma já ter vacinado “mais de 50% da população do município”, a vizinha São Gonçalo informa que sua campanha chegou nesta segunda-feira (28/6) a pessoas com 34 anos de idade. Em Niterói hoje a vez foi de quem tem 44 anos.

Números, planilhas e dados divulgados pelas autoridades de saúde de todos os níveis não batem umas com as outras. A única certeza que mostram é a de que a população brasileira ainda está distante da imunização. Seja porque não há doses suficientes para todo mundo, seja porque o negacionismo faz uma parte dos brasileiros acreditar que não precisa de vacina.

A imunização completa, alertam os cientistas, se dá quinze dias após a aplicação da segunda dose, ou da dose única da vacina da Jansen. Assim, Niterói até agora cobriu 19% de sua população com a segunda dose aplicada em 99.264 pessoas. A vacina da Pfizer (sonho de consumo daqueles que resolveram escolher seu antivírus favorito), até agora foi aplicada a primeira dose em 32.520 pessoas (7 % da população), e a dose única da Jansen em 4.530 pessoas (1%). A primeira dose foi aplicada até hoje (28) em 278.775 indivíduos.

Já em São Gonçalo, que até a sexta-feira (26/6) havia vacinado 509.347 residentes e trabalhadores locais, chegou à marca de 38% do público-alvo com a primeira dose, e 14% imunizados com a segunda.

Com mais de um milhão de habitantes, São Gonçalo aplicou, nesta segunda-feira (28), a segunda dose em pessoas de 34 anos. Amanhã será a vez dos que têm 33 anos. E por aí em diante.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento Niterói recebeu 446.670 doses, sendo 175.110 aplicadas em reforço e outras 4.530 em dose única (Jansen). Em São Gonçalo, o total recebido foi de 693.786 doses, das quais 299.715 foram as de reforço e 8.580 as de dose única.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

3 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

6 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

7 dias ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago

Charitas sofre impactos que transformam o bairro em um caos urbano

Ruas internas de Charitas são transformadas em estacionamento, como a Dr Armando Lopes Quem escolheu Charitas para…

1 semana ago
Publicidade