Publicidade
Notícias

Um sanduba que se mantém na crista da onda há 36 anos em Itacoatiara

Publicidade

Engenheiro desempregado na recessão econômica de 1984, para sobreviver Francisco José Leite abriu o quiosque “Onda Natural”, na subida do Costão de Itacoatiara. É o primeiro da praia, do lado esquerdo. Serve um sanduíche natural que há 36 anos está  na crista da onda.

O sanduba custa R$ 15,00. Substitui uma refeição pela quantidade e variedade de ingredientes. Primeiro, o freguês escolhe o pão, árabe ou integral, coloca pasta de atum ou de ovo, acrescentando cenoura, beterraba, alface, alho poró, salsinha, agrião, champignon, azeitona, milho, batata palha, cebola roxa, passas e pimenta boquinha.

Chico, como é chamado pela garotada, diz que naquela época o mote era a refeição natural substituindo o hambúrguer e o cheeseburguer.

– Eu tinha um sócio, Paulo Roberto, também engenheiro desempregado, que como eu gostava de cozinhar. Observamos o comportamento dos surfistas que passavam o dia inteiro pegando onda, gastando energia sem se preocupar com a alimentação. Bolamos, então, um sanduíche que tivesse bastante sustança e substituísse o almoço. Primeiro criamos um pão caseiro, integral, sem glúten, com açúcar mascavo, levemente adocicado. Servido quente, contrasta com os sabores salgados das pastas e dos molhos esfriados que vão dentro – conta Chico.

A aprovação com louvor é incontestável. Jovens clientes mostram ter disposição para encarar um sanduba daquele tamanho e misturado de sabores naturais.

A bebida preferida para harmonizar é o açaí ou o mate.

O quiosque oferece, ainda, uma vista privilegiada do mar maravilhoso de Itacoatiara. Alimentada pelo sanduba saudável e delicioso, a juventude dourada encontra ali um ponto especial para agradecer a Deus, a natureza e brindar à vida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

1 dia ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

5 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago
Publicidade