O tradicional point comercial de Niterói está hoje entre os mais comentados nas redes sociais e em notícias da imprensa. Isto desde quando o prefeito Axel Grael abriu consulta pública para a troca do nome da Moreira César pelo do ator Paulo Gustavo, falecido no dia 4 de maio.
Leia mais: Mudar nome de rua existente há mais de 20 anos é proibido por lei em Niterói
Além da consulta pública para colocar o nome do querido ator Paulo Gustavo na rua de Icaraí, já tramitam na Câmara de Vereadores oito projetos: dois deles para dar o nome do artista ao centro cultural projetado para o espaço do Cinema Icaraí; três para a instalação de busto e de estátua na Praia de Icaraí, no Campo de São Bento e na porta da Confeitaria Beira Mar; um para que o Cine Reserva Cultural receba o nome de Paulo Gustavo; outro para renomear o Centro Petrobras de Cinema; e a oitava proposição para a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César.
Como Grael tem enfatizado que seu governo é de continuidade ao do antecessor Rodrigo Neves, do qual foi vice-prefeito e secretário em dois mandatos, ele não precisa fazer pesquisa para dar continuidade à revitalização da Moreira Cesar. A obra parou em fevereiro de 2016, no primeiro trecho entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo.
Não foi por falta de recursos, mas por incapacidade administrativa que a obra parou. Grael, então vice-prefeito, registrou em agosto de 2015, em seu blog, que duas emendas parlamentares do deputado federal Sergio Zveiter garantiam investimento de R$ 8.098.642,27 para o projeto.
A Moreira Cesar, comparava Rodrigo Neves, seria mais conhecida do que a rua paulista Oscar Freire. A revitalização previa piso de granito, pisos táteis, bicicletários, padronização de bancas de jornais, lixeiras e bancos. A fiação seria toda subterrânea, haveria monitoramento por câmeras e acesso livre à internet. Entre outros melhoramentos seria feito o reaproveitamento de águas cinzas.
Ficou tudo no papel, seis anos depois do anúncio da remodelação da principal rua de Icaraí. A pergunta hoje que todos fazem a Axel Grael: “Parou por que ? Por que parou?”
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…