Publicidade
Notícias

Triste retrato do abandono em Niterói

Publicidade

Apesar da opinião de muitos leitores sobre a velhinha que fica pedindo esmola no sinal da Ary Parreiras com Roberto Silveira, e que depois se junta aos cracudos da Joaquim Távora, continuo a acreditar que ela seja vítima da desigualdade e da falta de uma política pública séria de assistência social da prefeitura de Niterói.

Isto acontece justamente na cidade cujo prefeito Rodrigo Neves, sociólogo por formação acadêmica, já foi secretário municipal e também estadual dessa pasta que teria como obrigação fundamental garantir a proteção socioassistencial a quem dela necessitar.

A velhinha se chama Maria Gorete Magalhães de Araújo, tem 73 anos e diz morar de favor no Morro do Palácio, no Ingá. Gostaria de poder morar em um abrigo de idosos, mas disse que nunca ninguém a procurou para isso. Conta ter vindo de Natal, Rio Grande do Norte, onde se virava vendendo balas. É solteira e sem filhos, desembarcou em Niterói há dois anos em busca de dias melhores, mas ao que tudo demonstra encontrou mesmo foram dias de ainda mais miséria na terra de Arariboia.

A senhorinha humilde que aborda os motoristas em Icaraí recebendo alguns trocados, pão ou biscoitos, está um trapo humano. Subnutrida, suja, com os cabelos brancos desgrenhados e andando sempre descalça, não conseguiu até hoje chamar atenção de nenhum órgão da prefeitura, que recebe milhões de reais do governo federal para cuidar da assistência social em Niterói, mas gasta esses recursos com uma folha de pagamento de funcionários preocupados somente em receber sua grana no fim do mês.

Espera-se uma ação enérgica do Ministério Público para coibir esse descaso com seres humanos, principalmente velhos que vivem largados a própria sorte pelas calçadas dos bairros da cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói se despede de dois ícones: esporte e segurança pública em luto

Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…

6 horas ago

Hospital Unimed Itaipu conquista selos de qualidade e segurança

Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…

2 dias ago

50 anos que transformaram um clube de Niterói em lenda do esporte

O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…

2 dias ago

Confraria do Queijão celebra Bodas de Prata e tradição gastronômica em Niterói

Miro Arantes, Carlos Alberto Corrêa e o chef Rudney Paludo que, com sua equipe, preparou…

3 dias ago

Dos espetos gaúchos às cervejas premiadas: a história de Osmar Buzin em Niterói

Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca…

4 dias ago

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

1 semana ago
Publicidade