Publicidade
Categories: Notícias

Triatleta treina em Niterói para o mundial de Ironman, na Nova Zelândia

Publicidade
Luiza País acumula vitórias no Ironman 70.3 rumo ao mundial em Lake Taupo

Quando avistar uma mulher bonita e sarada, logo ao amanhecer pedalando ou correndo pelas ruas de Piratininga ou da Zona Sul de Niterói, ou, ainda, nadando na praia da Boa Viagem, pode ter certeza de que é a triatleta Luiza País, focada no treinamento para disputar o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, em dezembro, em Lake Taupo, na Nova Zelândia.

Luiza deve disputar também este ano o Triathlon Olímpico do Rio de Janeiro, em 3 de março; o Triathlon Endurance, no Paraná, em 7 de abril; o Triathlon Endurance no Rio de Janeiro, em 5 de maio; o Ironman 70.3 no Rio de Janeiro, em 23 de junho; os Triathlon Olímpico no Rio de Janeiro, em 14 de julho e 8 de setembro; além do Ironman 70.3, em São Paulo.

A niteroiense começou pela natação, com 9 anos, competindo pela AABB. Depois foi para o Canto do Rio e aí atravessou a ponte para disputar pela equipe do Flamengo, até os 15 anos.

Foi quando Luiza trocou o esporte da piscina pelo triatlo e a maratona aquática. Nessa modalidade entrou para a seleção brasileira Júnior e disputou os jogos Pan-Americanos.

Craque também em administrar o relógio, mesmo exercendo com competência e profissionalismo a carreira de nutricionista infantil e o cargo de auditora da Receita Estadual, além de mãe de três filhos aos quais dá dedicação total, Luiza diz que ainda encontra tempo para a prática do triatlo, por ser o esporte de suma importância para a sua vida.

No final da pandemia, teve que tomar uma difícil decisão: parar de atender em seu procurado e conceituado consultório. Em 2023, Luiza fez 38 anos de idade, conquistando vários títulos importantes para sua carreira de atleta e garantiu vaga para o Mundial:

  • O Top 3 Geral amador Ironman 70,3 nas etapas do Rio de Janeiro, Maceió, São Paulo e Fortaleza;
  • o bicampeonato estadual geral elite, na modalidade Triathlon standard;
  • o campeonato estadual geral elite na modalidade de Triathlon Endurance e o pentacampeonato geral do festival Rainha do Mar, na modalidade Beach Biathlon.

O clube Rio Cricket em peso está na torcida da querida associada Luiza País, lembrando que outra niteroiense, Fernanda Keller, é reconhecida mundialmente por ter levantado o maior número de títulos e recordes no Ironman, considerada a prova mais difícil do triatlo.

O Ironman 70.3, também conhecido como Half Ironman, é uma das formas de triatlo de meia distância, organizado pela World Triathlon Corporation. O 70.3 tem uma distância de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A soma destas distâncias é 113 km, aproximadamente, 70,3 milhas, por isso o nome.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade