Publicidade
Coluna do LAM

A tradicional baderna de verão começa a dar sinais na Região Oceânica

Publicidade

Domingo passado, mais de 10 marmanjos jogavam “altinho” ao lado da Prainha de Itacoatiara, como mostra a foto que um amigo enviou. Para quem não sabe, altinho é o antigo “pepé”, quando uma roda fica fazendo malabarismos com uma bola de futebol, incomodando todo mundo.

Claro que havia muitas crianças por ali que, com medo, fugiram para perto dos pais. Alguns desses pais foram lá falar com os “atletas” que, no maior escracho, responderam que “a praia é pública”. Ia acabar em confusão porque, com razão, um dos frequentadores gritou “a praia é pública mas quem paga o IPTU sou eu. Não sei se é assim lá na casa do cacete, onde você mora”. O pau ia começar a comer, mas os pacifistas impediram.

Meia hora depois os “turistas” retomaram o jogo, sem que durante toda a história tivesse aparecido um único guarda municipal, apesar do IPTU de Niterói, que está entre os mais caros do Brasil.

O verão deste ano vai ser mais caótico por causa do Túnel de Charitas que aumentou muito o acesso de carros, vans e similares, vindos de várias localidades. Para que a R.O. não seja, de novo, ocupada pela desordem, a população espera que a prefeitura aja, com rigor, contra os bandalheiros, como essa manada de praticantes de altinho em área de crianças.

Os moradores de Itacoatiara, que somem da praia nessa época, esperam que a prefeitura reboque todos os carros estacionados irregularmente e tente dar um jeito nos visitantes que tem como hábito defecar e urinar na gigantesca restinga que virou floresta e se tornou um esconderijo a beira mar.

Para isso existe a Guarda Municipal, onde quase 600 pessoas pagas por nós, suspostamente treinadas, deveriam exercer melhor a sua função que é defender o patrimônio da cidade. A meu ver, pessoas também são patrimônio e não apenas hidrantes, postes e tampas de bueiros.

Verão a parte, não entendo por que a prefeitura não urbaniza o Cafubá? O bairro repentinamente recebeu uma carga descomunal de veículos que saem do túnel de Charitas, merece um tratamento, um choque de urbanismo, arborização, sinais para pedestres que correm alto risco atravessando ruas que viraram pistas de corrida. É um absurdo o que acontece com os moradores de lá.

Itaipu já é perda total há muitos anos, apesar de inúmeras promessas de reurbanização, limpeza. Como ex-frequentador assíduo de lá, apaixonado por aquela praia, afirmo indignado que Itaipu está um nojo. Esgoto, sujeira, cachorros largados, excesso de gente. Camboinhas conseguiu estancar a sangria, graças a uma associação de moradores forte, atuante. A praia fica cheia no verão, mas nem de perto chega a situação caótica de Itaipu. Piratininga também superlota, mas só fica crítica na Prainha, onde ninguém é de ninguém, tomada por flanelinhas, vendedores ambulantes e muita baderna. Se a Guarda Municipal cuidasse também daquele patrimônio seria uma boa ideia.

Aliás, o que faz a Guarda Municipal?

A grande verdade é que tudo depende da reação da população. As últimas eleições mostraram que o povo pode mudar tudo. Tudo. No caso da R.O. espero que haja uma reação, uma tomada de posição firme e forte para que as praias oceânicas não se transformem em sucursal do inferno.

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

1 dia ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

3 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

4 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago
Publicidade