Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Toma lá dá cá federal é igual em Niterói

Publicidade

O fisiologismo que o PT pratica no governo federal ocorre também em grande escala em Niterói, onde o prefeito Rodrigo Neves, que trocou o partido vermelho pelo Partido Verde para tentar a reeleição, aumentou substancialmente os gastos públicos neste ano de eleição criando novas secretarias e entregando cargos a antigos e novos aliados.

Para obter apoio de políticos profissionais, o ex-petista formou uma aliança com vinte partidos, dos grandes, como o PMDB, aos mais novos, como o Partido da Mulher Brasileira.

Para criar e manter essa aliança, Rodrigo assinou centenas de atos de nomeação publicados no Diário Oficial do município.

O PPS liderou as indicações ao receber a Neltur de porteira fechada, incluindo a presidência e a diretoria da empresa de turismo; o PP ficou com a Secretaria de Indústria Naval; o PMDB com as secretarias de Habitação e da Região Oceânica; o PV com a Secretaria de Meio Ambiente e o Escritório de Gestão de Projetos Especiais; o PTB com uma diretoria na Emusa; o PSD, com a Defesa do Consumidor e a de Desenvolvimento Econômico; a do Idoso, com o Solidariedade; e o DEM, o mais recente contemplado, com a Secretaria Executiva do Caminho Niemeyer.

O PT comanda a maioria das empresas públicas, como Clin, Emusa e Nitprev. As secretarias e administrações regionais também foram divididas entre os 17 vereadores que compõem a base de apoio ao prefeito na Câmara (ficaram de fora os três do PSOL e um do PSDB).

Os vereadores têm, como se fossem capitanias hereditárias, administrações regionais sob seu controle político, para as quais indicam os ocupantes dos cargos comissionados. Assim, a da Engenhoca ficou com José Vicente (PRB); Barreto, com Paulo Bagueira (Solidariedade);  Tenente Jardim, Renato Cariello (PDT); Ponto Cem Réis, Emanuel Rocha (Solidariedade); Ilha da Conceição, Milton Cal (PP); Centro e Ingá, Luiz Carlos Gallo (PSL); Icaraí, Rodrigo Farah (PMDB); Jurujuba, Andrigo (Solidariedade); Largo da Batalha, Beto da Pipa (PMDB); e Pendotiba, Carlos Macedo (PRP).

Outras secretarias tem ligação direta com os diretórios regionais dos partidos, como a de São Francisco, entregue ao PSD; Região Oceânica, ao PMDB; Fonseca, Caramujo e Santa Bárbara, ao próprio PT.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

5 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

5 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago

Beneficiários da Ferj passam a ser atendidos pela Unimed Leste a partir de hoje

Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…

2 semanas ago
Publicidade