Publicidade
Notícias

Tobias vai soltar vozeirão no Municipal, festejando seus 95 anos em Niterói

Publicidade

Caminhando pela Rua 15 de Novembro tive a agradável surpresa de esbarrar na calçada com o cantor José Tobias de Santana. Ele estava a caminho do Teatro Municipal de Niterói para acertar com a diretora Marilda Ormy um show em comemoração a seus 95 anos de idade. O aniversário do cantor é em março, mas a data do espetáculo ainda deverá ser marcada no programa do primeiro quadrimestre de 2022.

Esse pernambucano com seu vozeirão grava desde a época do disco de 78 rotações. Passou pelo LP, chegou ao CD com músicas do cancioneiro popular brasileiro e da MPB e marca presença também na internet.

Tobias jogava no time do Santa Cruz, de Recife, e cantarolava no vestiário no final das partidas. Isto chamou a atenção de um locutor esportivo que, impressionado com aquela voz forte e afinada, levou o jogador de futebol para se apresentar na Rádio Clube de Pernambuco.

O sucesso foi tão grande que ali começava uma carreira de sucesso da música e se encerrava outra no futebol. Tobias logo foi contratado pela Rádio Jornal do Commercio, a de maior audiência em Recife. Depois se mudou para o Rio a convite da Rádio Tupi. Sua fama alcançou também a capital paulista onde teve até uma casa noturna. Num show com a cantora Jussara, com quem se casou, conheceu o craque Zizinho, que se tornou seu amigo e compadre, vindo a fixar residência em Niterói.

Fiquem atentos para esse show imperdível de José Tobias, que é um fenômeno. Apesar da idade, ele mantém firme a sua voz grave. O espetáculo vai ter a participação especial de Paulo Cesar Feital, Altay Veloso, do filho Joca Thobias de Santana, sucesso em Curitiba, e de outras figuras amigas da MPB.

Vou comprar uma cadeira na fila do gargarejo para aplaudir de pé esse amigo-irmão, conterrâneo e figura do bem que manteve a mesma simplicidade nos áureos tempos de fama.

Bravo, bravo, bravíssimo!

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

O alfaiate de Niterói que veste imortais da Academia Brasileira de Letras

Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…

15 horas ago

Niterói D’Or registra crescimento em cirurgias de alta complexidade no primeiro semestre

Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…

16 horas ago

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

2 dias ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

3 dias ago

João Pedro brilha no britânico Chelsea com gestão niteroiense

Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…

5 dias ago

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

7 dias ago
Publicidade