Publicidade
Notícias

TJ-RJ derruba lei sobre carregadores elétricos em prédios de Niterói

Publicidade
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada inconstitucional pelo TJ-RJ (Foto: Freepik)

A obrigatoriedade de instalar pontos de recarga para veículos elétricos em prédios de Niterói não vale mais. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, que a Lei Municipal nº 3.058/2024 é inconstitucional. A norma vetada fora aprovada pela Câmara, obrigando edifícios residenciais e comerciais a se adaptarem para receber os equipamentos — mas acabou barrada por ultrapassar os limites da legislação municipal.

A lei, proposta pelo vereador Daniel Marques e aprovada em setembro de 2024, havia sido integralmente vetada pelo então prefeito Axel Grael. O veto foi derrubado pelo plenário da Câmara, que promulgou a norma. A controvérsia culminou na Representação de Inconstitucionalidade nº 0084620-03.2024.8.19.0000, ajuizada pelo Executivo municipal.

O relator do caso, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que a legislação municipal invadiu competência privativa da União ao tratar de matéria de Direito Civil. “A norma em questão dispõe sobre tema peculiar ao direito de propriedade e a condomínios edilícios, que é eminentemente civil e está disciplinada no Código Civil e na Lei 4.591/1964”, destacou em seu voto. Segundo ele, a lei não apenas deixou de suplementar a legislação federal, como impôs obrigações que alteram substancialmente o regime jurídico vigente, ferindo a autonomia dos condôminos.

A instalação de carregadores para veículos elétricos não está proibida, “mas é fundamental que essa decisão passe por assembleia condominial”, alerta Alberto Machado, presidente do Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo. “Não basta a autorização do síndico, individualmente. É preciso discutir a padronização e a segurança, para evitar que cada morador instale o equipamento por conta própria, o que pode gerar uma infinidade de aparelhos diferentes e colocar o prédio em risco.”

Para garantir a segurança dos moradores, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já publicou a Nota CHEMG 326/2025, com diretrizes técnicas para a instalação dos equipamentos. Entre as recomendações estão: preferência por áreas externas e térreas, evitar subsolos sem sprinklers, manter distância de materiais inflamáveis e assegurar que o sistema elétrico esteja regularizado. Os projetos devem seguir normas da ABNT e ser assinados por profissionais habilitados, além de manter o Certificado de Aprovação do CBMERJ atualizado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói Uma mulher vigorosa…

1 hora ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

20 horas ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

5 dias ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

1 semana ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 semanas ago
Publicidade