Publicidade
Categories: NotíciasPolícia

Tiroteios e assaltos levam medo à ZN de Niterói

Publicidade

Uma guerra entre traficantes e a ação violenta de bandidos que promovem arrastões no bairro do Fonseca, Zona Norte de Niterói, estão fazendo moradores e comerciantes reféns da insegurança. Pelas redes sociais internautas protestam contra a falta de polícia nas ruas e alguns até brincam com a situação, chamando o bairro de Fonsequistão.

Para um especialista em segurança pública e professor do curso de pós-graduação em segurança da UFF, enquanto a Polícia Militar não ocupar a Vila Ipiranga, a tendência é aumentar a violência no Fonseca.

“A briga de facções pelo controle do tráfico no bairro começa com tiroteio no alto dos morros e se reflete no asfalto. O tiro come solto em cima e a turma desce para assaltar e matar nas ruas”, constata o especialista. O maior problema é o esvaziamento da PM, que tem contingente diminuído em Niterói para cobrir áreas privilegiadas, como bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, e reforçar a segurança de eventos de grande porte naquela cidade. Ao mesmo tempo, a população de bandidos migra cada vez para o lado leste da Baía de Guanabara.

Outro fator preocupante são as delegacias desguarnecidas, com número reduzido de policiais e até com falta de carros ou até mesmo de papel. A partir de determinada hora da noite, funciona apenas uma Delegacia Concentradora, que fica responsável pelo registro de todas as ocorrências da cidade, não importa de qual bairro. Isto obriga a pobre vítima de roubo ou algum outro crime a se deslocar para lugares distantes, dependendo de qual DP está de plantão naquele dia (ou madrugada). A gratificação prometida para o policial que bate metas ajuda, mas não resolve a insegurança. Apenas uma providência diminui a bandidagem: Polícia na rua, o resto é conversa.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

6 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

3 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

4 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade