Publicidade
Categories: Notícias

Tina lança em Niterói romance premiado

Publicidade

A escritora Tina Correia ‘viaja’ de Paris a Paripiranga até aportar em Niterói para sua primeira tarde de autógrafos emoldurada pelos traços do genial Oscar Niemeyer, no Espaço Reserva Cultural, dia 10 de dezembro, às 17h, na Livraria Blooks. “Essa menina”, seu romance vencedor do Prêmio Permínio Asfora, da União Brasileira de Escritores, é muito bem recomendado por escritores como Zuenir Ventura, Arnaldo Niskier e Ana Maria Machado, todos da Academia Brasileira de Letras.

Esposa do querido amigo e colunista Ancelmo Gois, a autora sergipana serve-se dos grandes eventos políticos dos anos 1930 a 1960 como o fio condutor das dramáticas e emocionantes histórias do romance. Ora testemunha, ora protagonista é a menina de olhos grandes e curiosos quem conduz o leitor por uma narrativa quase mítica e ambientada no interior do nordeste. Ao descrever festas, comidas e brincadeiras no quintal nordestino, Tina Correia revela ao leitor, ainda que sob a perspectiva infantil, os anseios, fragilidades e sonhos das pessoas que estavam à sua volta.

A escritora Ana Maria Machado afirma que o romance é “um belo exercício de recuperação da memória, de um ponto de vista feminino e brasileiríssimo”, e saúda a chegada da escritora com votos de que ela traga para os leitores outros títulos. Mesma opinião de Arnaldo Niskier que diz ter adorado o livro que leu com prazer e elogiou o estilo de Tina Correia na narrativa. Opinião dividida também pelo imortal, José Murilo de Carvalho.

Já os escritores Zuenir Ventura e Marcos Villaça fazem questão de enaltecer a recordação e o resgate da cultura nordestina do “Essa Menina. “Foi difícil para mim ater-me à narrativa,  tão seduzido estava pelas recordações que jorravam na minha alma nordestina. Não que o livro seja meramente regional. Antes, é um livro sociológico e político .Essa Tina é craque.” , elogia Villaça, do qual Zuenir confirma:  “Essa Menina é uma surpreendente revelação da literatura memorialística.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

18 horas ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

1 semana ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade