Com as prateleiras cheias de tecidos de todo tipo, cores, estampas e variedades, Eduardo Diuana toca o negócio instalado há cem anos no mesmo endereço da Rua da Conceição 39, esquina com Visconde do Uruguai, no Centro de Niterói. É mais um dos resistentes ao esvaziamento da área comercial que já foi a mais concorrida da ex-capital fluminense.
Em 1923, uma família portuguesa construiu o prédio e instalou a loja de tecidos que, há 58 anos, foi comprada por Eduardo Diuana pai. Hoje, A Princesa é dirigida pelo filho xará, formado em economia. O tradicional ponto da moda tem uma clientela cativa. Muitas freguesas vão à loja em busca de um tecido diferenciado para fazer um vestido ou tailleur para uma festa ou ocasião especial.
Abandonado à própria sorte, o Centro de Niterói vem se deteriorando ano após ano. De tempos em tempos, o prefeito de ocasião anuncia um miraculoso plano de reurbanização da área central da cidade. Mas os projetos acabam sempre dando panos para manga. Se fala, se discute muito e nada. Agora mesmo, o prefeito Axel Grael anuncia que a prefeitura vai gastar R$ 406,5 milhões para recuperar as ruas e avenidas centrais até 2024…
Eduardo diz que embora hoje haja escassez de costureiras, sempre aparece um profissional qualificado para executar esse serviço importante para a elegância feminina. “Afinal, quem não gosta de usar um vestido exclusivo, com as medidas e o caimento perfeitos, da cor de seu agrado e sem o risco de encontrar outra pessoa com uma roupa igual?”, diz o lojista.
Diuana não tem ideia da variedade e da metragem dos tecidos que mantém à disposição dos clientes em suas prateleiras. Mas sabe que a seda, viscose, crepe e linho são os mais procurados.
São esses lojistas tradicionais, como os Diuana, que enfrentam todas as adversidades com garra e dificuldade para manter seu comércio de portas abertas, que dão emprego e ainda fazem o Centro de Niterói ter um pouco de vida.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…