Publicidade
Notícias

Souza e Silva, uma história de vida entre hortaliças, frutas e legumes em Icaraí

Publicidade

Ajudava o pai na lavoura na Ilha da Madeira, mas ainda um garoto de 13 anos resolveu encontrar o tio em Niterói. Começa aí a bonita história de vida e de trabalho de Manoel Souza Andrade. Há mais de três décadas ele abastece os moradores de Icaraí e bairros vizinhos com uma variedade de legumes, cerca de 50 frutas e uma infinidade de hortaliças escolhidas a dedo durante a madrugada no Ceasa do Colubandê.

A partir das 6h30m os fregueses começam a buscar os produtos fresquinhos expostos nos balcões da Mercearia Souza e Silva.

Para não fugir à regra de todo o português que chegava ao Brasil, Manoel abriu um bar, em 1985, na Rua Mariz e Barros 343, esquina com Ministro Otávio Kelly. Logo percebeu que os moradores buscavam mais produtos para uma alimentação saudável do que cervejas e pastéis.

Dois anos depois transformou o point da boêmia em uma quitanda para venda de produtos da natureza. Ampliou o negócio oferecendo os mais variados gêneros de primeira necessidade para casa.

A quitanda deu certo, o movimento foi crescendo e logo virou uma mercearia. A família toda caiu no batente. À mulher Lúcia e um casal de filhos de Manoel se juntaram o concunhado João Ferreira de Souza, também da ilha portuguesa (entrou para a sociedade em 1993), sua mulher Fátima e as duas filhas.

Manoel e João, uma dupla imbatível em atendimento, se revezam nas madrugadas para escolher na Ceasa produtos selecionados. Com o aumento da freguesia, abriram uma filial da mercearia na Rua Mariz e Barros 367.

Nessa casa que está festejando 36 anos de existência, os fregueses encontram uma família portuguesa simpática e atenciosa, cercada por 45 dedicados funcionários, onde o forte é o atendimento personalizado e a rapidez na entrega domiciliar.

Essas coisas só acontecem na terra de Arariboia…

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

1 dia ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

2 dias ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

3 dias ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

3 dias ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

6 dias ago

Irmãs niteroienses disputam Mundial de Va’a em casa, na praia de São Francisco

A campeã sul-americana Marta Terra vai competir no Mundial de Va'a, na categoria V1 Master…

1 semana ago
Publicidade