A Sinfônica Ambulante de Niterói repete no sábado (25) o carnaval que fez domingo passado arrastando uma multidão pelo centro histórico do Rio (veja o vídeo). A concentração está marcada para às 16h na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí. Como faz todo ano, a banda atravessa de barca para o Rio de Janeiro no domingo de carnaval. Este carnaval, os 150 integrantes mais os foliões niteroienses lotaram três embarcações (uma delas foi preciso a CCR colocar em horário extra para não deixar ninguém a ver navios).
Do outro lado da baía, na Praça XV, uma multidão de cariocas aguardava ansiosa a chegada da Sinfônica Ambulante que desembarcou fazendo a animação com músicas novas e antigas do seu repertório eclético de marchinhas, samba, forró e até rock. Na Avenida Marechal Câmara concentrou uma multidão de foliões.
Criada em 2011 por um grupo de amigos (alguns deles ex-alunos do Abel), a banda tem 18 integrantes fixos. Muitos são professores de música. O grupo ensina, a quem estiver interessado, a tocar flauta transversa, saxofone, trombone e trompete, além da percussão com caixa e surdo. A oficina funciona no Clube Livre de Arte e Cultura (CLAC), no Vital Brazil, todas as terças-feiras, a partir das 19h30m, com turmas para iniciantes ou com algum conhecimento musical. Inscrições pelo fone (21) 98862-2522.
Sem patrocinadores, a fanfarra já se tornou um dos pontos altos da festa de Momo em Niterói e do Rio de Janeiro. Todos os anos, o grupo viaja de barca para o carnaval carioca. Sem atravessar o ritmo, a Sinfônica é, desde 2018, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Em 2022, ganhou como melhor bloco de carnaval o Estandarte de Ouro promovido pela mídia especializada AboutCarnaval.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…