Publicidade
Notícias

Sinfônica Ambulante repete sábado em Niterói o carnaval que arrasta multidão

Publicidade

A Sinfônica Ambulante de Niterói repete no sábado (25) o carnaval que fez domingo passado arrastando uma multidão pelo centro histórico do Rio (veja o vídeo). A concentração está marcada para às 16h na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí. Como faz todo ano, a banda atravessa de barca para o Rio de Janeiro no domingo de carnaval. Este carnaval, os 150 integrantes mais os foliões niteroienses lotaram três embarcações (uma delas foi preciso a CCR colocar em horário extra para não deixar ninguém a ver navios).

Do outro lado da baía, na Praça XV, uma multidão de cariocas aguardava ansiosa a chegada da Sinfônica Ambulante que desembarcou fazendo a animação com músicas novas e antigas do seu repertório eclético de marchinhas, samba, forró e até rock. Na Avenida Marechal Câmara concentrou uma multidão de foliões.

Criada em 2011 por um grupo de amigos (alguns deles ex-alunos do Abel), a banda tem 18 integrantes fixos. Muitos são professores de música. O grupo ensina, a quem estiver interessado, a tocar flauta transversa, saxofone, trombone e trompete, além da percussão com caixa e surdo. A oficina funciona no Clube Livre de Arte e Cultura (CLAC), no Vital Brazil, todas as terças-feiras, a partir das 19h30m, com turmas para iniciantes ou com algum conhecimento musical. Inscrições pelo fone (21) 98862-2522.

Sem patrocinadores, a fanfarra já se tornou um dos pontos altos da festa de Momo em Niterói e do Rio de Janeiro. Todos os anos, o grupo viaja de barca para o carnaval carioca. Sem atravessar o ritmo, a Sinfônica é, desde 2018, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Em 2022, ganhou como melhor bloco de carnaval o Estandarte de Ouro promovido pela mídia especializada AboutCarnaval.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

A importância dos jornaleiros na construção dos cem anos do Globo

Salvador Sarpa, o "Russo", aos 84 anos ainda conserva o brilho no olhar pela profissão…

4 horas ago

Protesto em Niterói contra nomeação política mobiliza comunidade escolar

Com faixas estendidas em frente à escola, manifestantes cobram respeito à vontade da comunidade escolar…

2 dias ago

Memória em ruínas: o esquecimento estampado no Centro de Niterói

Palacete em ruínas tem sua história e sua serventia desprezadas pelo projeto de revitalização do…

7 dias ago

Hospital Icaraí entre os primeiros a adotar novo tratamento de fibrilação atrial

Equipe médica realiza procedimento cirúrgico com suporte de alta tecnologia no Hospital Icaraí/ Foto: Pedro…

1 semana ago

Protesto em Niterói contra nomeação política para direção de escola municipal

Professores, alunos e responsáveis participam de uma festa realizada na Escola Maria Ângela, em Niterói…

1 semana ago

Ivna Maluly: A força da escrita como instrumento de superação e inspiração

Entre livros e histórias, Ivna Maluly compartilha sua paixão pela literatura infantil / Divulgação Desde os…

1 semana ago
Publicidade