Publicidade
Notícias

Síndicos assediados por seguranças

Publicidade

Condomínios de Icaraí, Boa Viagem e São Francisco têm sido procurados, com alguma insistência, por supostas empresas de segurança que propõem garantir o sossego e o patrimônio de moradores. Isto, depois de uma sucessão de assaltos em que bandidos surgem armados com fuzis para roubar celulares e relógios na porta dos prédios, ou para tomar o carro de moradores, espalhando o medo entre a população.

O presidente do Sindicato dos Condomínios (SinCond), Alberto Machado, adverte que “o síndico não pode firmar esse contrato de vigilância sem antes obter a aprovação da assembleia geral de condôminos, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade”.

Ressalta que a despesa com a segurança privada vai onerar ainda mais o orçamento do condomínio, onde já são elevadas as contas de água, luz e outras para a manutenção do prédio. A crise econômica tem feito aumentar a inadimplência de cotas condominiais.

Alberto Machado diz que a assembleia geral deverá “considerar que a segurança pública é um dever do Estado e a ele tem que ser dirigidas as cobranças pela falta de policiamento nas ruas”.

— Contratar um suposto serviço de segurança oferecido por mercenários, que cobram de R$ 3 mil a R$ 5 mil por mês dos condomínios, é estimular o descontrole da situação que pode descambar em um terreno fértil para milícias. Além disso, privatizar a segurança desse jeito só fará aumentar o descontrole do Estado nessa área e criar a política do salve-se quem puder – afirma o presidente do SinCond.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

4 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

6 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

6 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

6 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

1 semana ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

1 semana ago
Publicidade