Publicidade
Notícias

Sem recursos, Vital Brazil cria galinhas

Publicidade

O Instituto Vital Brazil (IVB) está criando galinhas, patos e coelhos em sua fazenda experimental, inaugurada há sete anos em Cachoeiras de Macacu para a criação de equinos utilizados no processo da produção de imunoglobulinas e soros hiperimunes. O laboratório oficial do governo do Estado do Rio de Janeiro estaria deixando de ser produtor de medicamentos para ser produtor rural diante da falta de verbas para suas atividades e pesquisas.

Com a produção de plasma hiperimune interditada pela Anvisa, segundo uma fonte revelou à coluna, o IVB distribuiu cestas de Natal com ovos de galinha caipira, coelhos e patos para o secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, sua subsecretária Lígia Ourives e para a superintendente do Tesouro Estadual, Claudia Santoro.

Na semana passada, o Ministério da Saúde aprovou 25 novas parcerias com laboratórios públicos para estimular a produção de medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS), que deverão gerar uma economia de mais de R$ 7,5 bilhões para o país. O IVB não teve nenhum projeto aprovado, ao contrário do que acontecia antes com esse laboratório de ponta na pesquisa nacional, hoje prejudicado pela inadimplência do governo estadual.

A cada ano, o Ministério da Saúde abre uma chamada para que os laboratórios públicos como o Vital Brazil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ministério da Saúde) e o Instituto Butantan (Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo), entre outros, apresentem seus projetos. Antes da crise do Estado, o IVB cumpria sete parcerias para desenvolvimento produtivo (PDP), fabricando com seus parceiros privados dois medicamentos, a rivastigmina e o anticancerígeno Imagine. Outros ainda estavam em desenvolvimento, mas hoje o laboratório fluminense não estaria tendo mais nenhuma condição de produzir.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Rio e Maricá cedem royalties do petróleo a São Gonçalo. Niterói nada anuncia

São Gonçalo espera passar a receber os petrodólares que jorram nos vizinhos Rio e Maricá…

1 dia ago

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

5 dias ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

1 semana ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

2 semanas ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

2 semanas ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

2 semanas ago
Publicidade