Publicidade
Notícias

Saúde insiste em trocar cirurgiões do Getulinho por contratados de OS

Publicidade
Centro cirúrgico do hospital infantil Getulinho, em Niterói

A transferência dos cinco cirurgiões pediátricos do quadro de funcionários efetivos do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, para o Hospital Orêncio de Freitas está mantida pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS). O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, insistiu no afastamento dos médicos concursados durante reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), na tarde desta sexta-feira (08/04).

A saída daqueles médicos concursados para o Orêncio de Freitas abre vagas para a contratação de outros cirurgiões para atender o Getulinho. Isto interessa à organização social de saúde Ideias, gestora do Getulinho há oito anos. A Ideias passaria a receber mais da FMS pelas cirurgias, afirmam alguns dos médicos afastados.

Os pediatras em vias de serem transferidos operam no hospital infantil do Fonseca há mais de trinta anos. Além disso, o hospital do Barreto, especializado em cirurgias gástricas, não tem condições de criar uma estrutura especial para atendimento de crianças, já que a Secretaria de Saúde não dá o mínimo de recursos ao Orêncio, pois não está nem repassando R$ 19 mil mensais para suas pequenas despesas de custeio.

Rodrigo Oliveira pediu ao grupo de médicos para fazer uma contraproposta ao vice-presidente da Atenção Hospitalar e de Emergência (Vipahe), Ramon Sanchéz, em nova reunião marcada para a próxima quinta-feira (14/04).

O estranho de tudo isso é que o secretário Rodrigo Oliveira vem do quadro da Ideias, organização que recebe milhões da Prefeitura de Niterói e que está sendo beneficiada com o afastamento dos médicos porque passa a receber mais pelas cirurgias que realizar.

Enquanto isso os postos de saúde e os hospitais do município estão com as prateleiras vazias, mas não faltam milhões para os hospitais entregues às organizações sociais em Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

2 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

3 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade