Publicidade
Notícias

Sapateiro por precisão, médico preciso

Publicidade

Pedro Angelo Andreiuolo, mestre do exame de imagem, formou-se em medicina oito anos depois de ingressar na Faculdade de Niterói, porque por precisão da família teve que assumir a sapataria deixada pelo pai falecido. De volta à vida acadêmica três anos depois, concluiu o curso e se tornou um médico preciso, indispensável e incansável na cura dos pacientes.

Pedro Angelo vai ser lembrado por familiares e uma legião de amigos na segunda-feira (26/08), às 19h, durante missa de 7° dia celebrada pelo irmão dele, o padre Paschoal Andreiuolo, na igreja do Salesiano, em Santa Rosa.

A cidade de Niterói e suas entidades médicas deveriam prestar uma justa e merecida homenagem a Pedro Angelo, pelo que representou para a medicina brasileira. Sua trajetória de vida acadêmica, profissional e como ser humano generoso e desprendido das coisas materiais foi lembrada por médicos e cirurgiões durante o velório do médico, na quarta-feira, no cemitério Parque da Colina.

O cirurgião cardíaco Geraldo Ramalho lembrou que Pedro Ângelo foi seu colega de turma na faculdade de Medicina, mas somente pode se formar bem depois, porque com a morte do pai, que era sapateiro, teve que trancar a matrícula para sustentar a família – a mãe, o irmão seminarista e mais um casal de parentes.

Com mãos habilidosas, capazes de exercer qualquer atividade, Pedro Angelo assumiu o lugar do pai na sapataria instalada no Centro de Niterói. Seus clientes, ele buscava entre os colegas de faculdade, onde ia recolher os sapatos que precisavam ser reparados com meias solas e saltos novos. Voltava sempre com um saco nas costas, cheio de serviço para fazer.

Somente três anos depois ele conseguiu reabrir a matrícula na faculdade, e formado médico se tornou um dos mais competentes e experientes radiologistas do país.

O obstetra José Luiz Paiva conta que o mestre da radiologia salvou muitas vidas, porque diante de casos mais complicados fazia questão de discutir a imagem com o colega que assistia o paciente para chegar à conclusão correta do diagnóstico. O laudo com a assinatura de Pedro Angelo era sempre respeitado e definitivo.

O cirurgião Guilherme Eurico lembrou a figura humana e desprendida do colega, que além de monstro sagrado da radiologia, era habilidoso em tudo que fazia, sendo lembrado  também pelos cateterismos arteriais que realizava com precisão. Pedro Angelo não se envolvia com a cobrança de honorários, deixando nas mãos dos colegas, porque a sua preocupação era poder ser útil tanto ao colega como, principalmente, ao paciente.

O cirurgião torácico Luiz Felippe Judice, que conviveu uma vida inteira com Pedro Angelo, falou do profissional de excelência, inovador em várias técnicas de radiologia. “Era uma figura humana fantástica, tendo sido pioneiro no Estado do Rio de quase todos os exames de imagem que foram surgindo no mundo. Seus exemplos têm que ser lembrados e seguidos pelos profissionais da Medicina”, disse Judice.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

1 dia ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

3 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade