Publicidade
Coluna do LAM

A rua mais engarrafada na cidade de pior trânsito do país

Publicidade

Dois indicadores divulgados semana passada envergonham Niterói. O Instituto de Segurança Pública informou que na Baixada Fluminense e no Rio houve queda nas mortes violentas no mês de fevereiro. Em Niterói o índice subiu 9%. Já a empresa 99 Táxis fez uma pesquisa, segundo revelou esta Coluna do Gilson, e mostra que Niterói tem o pior trânsito do país.

Cadê os vereadores?

A pesquisa mostra que as viagens na cidade, nos horários de pico, demoram 78% a mais, em média, do que as realizadas com tráfego livre. O Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar, e São Paulo em sétimo.

Cadê os vereadores?

A responsável por essa falta de respeito com o cidadão tem nome: NitTrans. Um inútil e obeso cabide de empregos que nasceu no final de 2005 como sociedade mista de tendo como acionista majoritário o Município de Niterói.

A NitTrans simboliza a indolência, o desrespeito aos cidadãos que pagam seus impostos; é um escarnio. Para ela, vale a “lei” é o direito de não ir e não vir, e parece gostar de exibir diariamente a sua incompetência e malemolência na caótica imobilidade urbana.

A estatal tem uma cara: a rua Álvares de Azevedo, em Icaraí, considerada a mais engarrafada na cidade que tem o pior trânsito do país. Uma via crucial, utilizada por muitos que tentam acessar ruas importantes como Tavares de Macedo, Gavião Peixoto, Mem de Sá e avenida Roberto Silveira. Não há guardas e os velhos sinais estão caducos.

Os moradores da Álvares de Azevedo não suportam mais a baderna, e não é à toa que diariamente, pela manhã, vários caminhões de mudança são vistos. As pessoas estão se mudando, não só de bairro, mas de cidade.

Cadê os vereadores?

A revolta dos motoristas-contribuintes-eleitores começa cedo, por volta das sete da manhã quando o trânsito na Álvares para, e continua parado até, no mínimo, 10 da noite.  Impunes, motoristas trancam o cruzamento com a Pereira da Silva e Tavares de Macedo, que também fica engarrafada.

Não há guardas em nenhum cruzamento, sobram caminhões de entregas, de mudanças, carros estacionados do lado esquerdo (o que é proibido), enfim, a desordem é total. A “cereja do bolo” foi a criação, pela prefeitura, de um ponto de ônibus na rua Tavares de Macedo, quase na esquina com Álvares de Azevedo mais uma demonstração de ampla ignorância.

Cadê os vereadores?

Com o trânsito parado os motoristas, desesperados, fazem buzinaços transtornando moradores e passantes. Ambulâncias, carros da polícia, ônibus, ninguém anda. As angustiantes sirenes tentando furar o bloqueio provocam agonia. Como se não bastasse, motos, bicicletas, triciclos de entregas andam pelas calçadas ignorando os pedestres, enquanto um exército de flanelinhas achacam, perturbam, fazem o que querem na terra sem lei.

Cadê os vereadores?

Não há aqui intenção de minimizar o caos no trânsito em toda a cidade mas na Álvares de Azevedo a situação é a mais caótica. Em qualquer lugar, todas as regiões e bairros, os desmandos, a desordem, a degradação são a norma.

Muita gente tenta deixar o carro em casa, mas fica parada nos ônibus, motos, bicicletas. Não há saída porque a NitTrans não quer trabalhar. Não gosta, não quer, não precisa trabalhar, não tem que dar satisfações a ninguém, nem a seus superiores.

E a pergunta permanece.

Cadê os vereadores?

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

5 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade