Publicidade
Notícias

Rodrigo Neves, antes de sair, dá dois aumentos na tarifa de água de 2021

Publicidade

As contas de água e esgoto de Niterói vão aumentar duas vezes em 2021. Antes de deixar o cargo, o prefeito Rodrigo Neves autorizou um reajuste de 6,88% nas contas de dezembro da Águas de Niterói; e mais outro de 2,34% para aplicação em julho do ano que vem, que deverão totalizar 9,22%.

A autorização foi dada a Águas de Niterói através da Emusa (Empresa Municipal de Urbanismo e Saneamento) em ato publicado no Diário Oficial de 28 de novembro. A justificativa para os dois reajustes num espaço de seis meses é laconicamente descrita como “em razão da pandemia – Covid-19”.

Nenhum índice inflacionário medido pelo IBGE  chegou aos 9,22% que Rodrigo Neves permitiu a Emusa se basear para reajustar a tarifa referencial de água. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,81% em novembro, e o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 4,22%. O INPC registrou, segundo o IBGE, 4,77%.

A Emusa não deixa claro na publicação do Diário Oficial como se dará o segundo reajuste em julho de 2021. Não esclarece se os 2,34% serão sobre as contas de novembro de 2020 ou as de junho de 2021. Se for sobre estas, o segundo reajuste sobe para 2,56%.

Veja o ato que autorizou dois aumentos nas contas da Águas de Niterói, em 2021:

“O PRESIDENTE DA EMUSA no uso de suas atribuições, na forma da Lei, AUTORIZA, com vigência a partir do mês de dezembro/2020 e com aplicação nas contas com vencimento em janeiro/2021, o reajuste de 6,88% das tarifas pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Onde o mesmo, com base nos índices inflacionários deveria ser de 9,22%. No entanto, em razão da pandemia – COVID-19, ficou a diferença de 2,34% postergada a sua aplicação para julho/2021. Processo nº 510004734/2020. Presidente da EMUSA.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

2 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

5 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

5 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade