O começo do governo de Rodrigo Neves está sendo marcado por turbulências e um grande descontentamento entre os políticos de Niterói. Um influente pedetista diz que o prefeito voltou para seu terceiro mandato com uma postura diferente. Estaria fazendo de tudo para eleger a esposa, Fernanda Sixel, como deputada estadual, negligenciando aliados de longa data.
Isto se reflete especialmente entre os vereadores da base aliada. A exoneração do vereador Leandro Portugal da Secretaria de Meio Ambiente, na semana passada, intensificou as tensões. Além disso, a candidatura de Sixel conflita diretamente com a reeleição de Vitor Junior à Assembleia Legislativa.
Em resposta, Neves promete apoio exclusivo a Junior caso ele concorra a deputado federal, garantindo o suporte da máquina administrativa. No entanto, Neves parece ter esquecido os compromissos anteriores de apoiar Axel Grael e Paulo Bagueira para a Câmara Federal nas eleições de 2026.
Grael e Bagueira foram traídos por Neves na eleição de outubro passado. Neves trabalhou contra a reeleição de Grael a prefeito, apesar de o PDT sempre garantir a vaga àqueles que pleiteiam a recondução ao cargo. Por sua vez, Bagueira, do União Brasil, viu sua candidatura a vice-prefeito ser descartada de última hora em favor da velejadora Isabel Swan, do PV, que foi incluída na chapa majoritária de Neves.
Outros aliados de longa data, como o ex-deputado estadual Waldeck Carneiro (PSB) e o ex-deputado federal Chico D’Ângelo, também se queixaram de terem sido deixados de lado pelo prefeito enquanto tentam retomar seus mandatos nas próximas eleições.
Com seu projeto político familiar em mente, Neves tem persuadido políticos de seu governo a desistirem de candidaturas a deputado estadual para apoiar sua esposa. O secretário executivo Felipe Peixoto foi o primeiro a ceder, sendo recompensado com indicações para altos cargos na Prefeitura, o que tem gerado insatisfação entre os vereadores da base aliada.
Agora, Neves tenta convencer outras duas mulheres, a deputada estadual Verônica Lima (PT), que comanda duas secretarias na Prefeitura de Niterói, e Juliana Benício (Cidadania), secretária de Ciência e Tecnologia, a desistirem de suas candidaturas à Assembleia Legislativa para apoiar sua esposa.
Outro ponto de atrito é o fato de Neves frequentemente direcionar vereadores que fazem pleitos a ele para procurarem seu filho, Carlos Eduardo (Cadu), assessor parlamentar do deputado Vitor Junior na Assembleia Legislativa, mas que trabalha em um gabinete na Prefeitura com carta branca, mesmo sem ocupar um cargo oficial no município.
A expectativa é grande para os próximos capítulos dessa trama na terra do cacique Arariboia.
Papa Francisco durante visita à comunidade da Varginha, no Rio / Foto: Tânia Rego/Agência Brasil…
Gui Christ premiado em Londres pelo ensaio fotográfico "M'kumba / Divulgação Gui Christ, fotógrafo nascido em…
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses…
O prédio do Fórum do TRT em Niterói estará fechado para reforma da instalação elétrica…
A interinidade de Altineu ocorre em um momento de grande atenção política na Câmara Federal…
Operários da prefeitura removem Arariboia de seu tradicional pedestal em frente às barcas, em Niterói / Divulgação…