Publicidade
Notícias

Rodrigo começa absoluto em seu terceiro mandato sem ouvir o Legislativo

Publicidade
Rodrigo III em montagem sobre quadro do pintor Justus van Egmont retratando o rei Luiz XIV

Como se sentisse o próprio Luiz XIV (aquele do L’État, c’est moi), Rodrigo Neves inicia absoluto seu terceiro mandato em Niterói. Seu primeiro decreto mexe na estrutura da prefeitura sem ouvir o Legislativo. E para confirmar seu absolutismo, dá a seu primeiro édito o número um, o que contraria a legislação. A numeração deveria seguir a de exercícios anteriores.

Na divisão dos poderes, segundo a Constituição brasileira, o Executivo deve efetuar as políticas públicas e pôr em prática as leis; o Legislativo elabora normas e fiscaliza o uso de recursos públicos, enquanto o Judiciário cuida da aplicação do ordenamento jurídico.

Na prática não é o que ocorre na Câmara de Niterói, que se mostra praticamente uma extensão do Executivo municipal. A maioria dos 21 vereadores trabalha em sintonia com a vontade do prefeito. É o próprio presidente da Casa, Milton Cal, quem destaca “a importância da colaboração entre os poderes para enfrentar os desafios e garantir o bem-estar da população”.

Dos 21 parlamentares que compõem a Câmara de Niterói, 15 foram reeleitos: Anderson Pipico, Andrigo, Benny Briolly, Beto da Pipa, Binho Guimarães, Cal, Daniel Marques, Douglas Gomes, Fabiano Gonçalves, Gallo, Leandro Portugal, Leonardo Giordano, Professor Tulio, Renato Cariello e Rodrigo Farah. Os novos vereadores são Allan Lyra, Fernanda Louback, Gabriel Velasco, Michel Saad Neto, Sylvio e Zaf.

A Câmara de Vereadores, por sua vez, nem bem acabou de eleger sua Mesa Diretora, logo a viu cooptada pelo prefeito, que nomeia três de seus membros como secretários municipais. Andrigo, deixou a sua vice-presidência do Legislativo para assumir a Administração Regional do Fonseca, Caramujo e Cubango. O primeiro secretário Gallo trocou a Câmara pela Secretaria de Esportes; Zaf passou da segunda secretaria da Mesa Diretora para a Secretaria do Idoso.

Outros três vereadores, todos reeleitos para a atual legislatura, aceitaram mudar da posição de fiscal do Executivo para a de colaboradores. São eles: Leandro Portugal, nomeado secretário do Meio Ambiente; Leonardo Giordano, Secretaria das Culturas; e Fabiano Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro.

No lugar dos nomeados como secretário municipal entraram os suplentes Raphael Costa, Casota, Fael, Romério Duarte, Pastor Maurício e Emanuel Rocha.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha recebe título de Intelectual do Ano na Academia Fluminense de Letras

A presidente da AFL, Márcia Pessanha, entrega a placa de Intelectual do Ano a Erthal…

18 horas ago

Haroldo Enéas festeja seu aniversário em grande estilo na Villa H

Juliana Galvão e Bernardo Bezerra de Menezes, entre Marcelo Espíndola e Haroldo Enéas na movimentada…

18 horas ago

Sabrina Sato quer morar em Itacoatiara: a paradisíaca praia de Niterói

Sabrina Sato curte o Sanduba do Marcelo na praia de Itacoatiara, onde quer morar com…

2 dias ago

Niterói se despede de dois ícones: esporte e segurança pública em luto

Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…

7 dias ago

Hospital Unimed Itaipu conquista selos de qualidade e segurança

Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…

1 semana ago

50 anos que transformaram um clube de Niterói em lenda do esporte

O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…

1 semana ago
Publicidade