Publicidade
Notícias

Risole de camarão sem igual só o da ‘chef’ Lia, no Center Icaraí, em Niterói

Publicidade
A ‘chef’ Lia com os filhos Sylvio e Selma na loja do Center Icaraí

O risole de camarão, feito com massa fina e sempre fresca, sem congelamento, é o salgadinho mais pedido do Sabor e Vício, no segundo andar do Center Icaraí, na Rua Paulo Gustavo. O salgadinho famoso divide a prateleira da loja com quibes, bolinhos de aipim com camarão ou carne moída, enroladinhos de presunto, queijo e salsicha, empadas de camarão, frango e queijo.

A responsável por isso tudo é a chef Lia Lopes Fialho, que há 37 anos faz seus salgadinhos deliciosos e imbatíveis vendidos na loja do Center Icaraí pelos filhos Sylvio e Selma. Formada em Administração de Empresas, é mineira de Ponte Nova. Neste sábado (26/03) ela completa 89 anos confirmando o ditado adaptado: “Atrás de dois filhos trabalhadores existe uma mãe maravilhosa”.

A sua rotina é de fazer inveja a muito jovem. Dona Lia acorda às 6 da matina, mas só as 7h vai para a cozinha fazer o que mais gosta para não incomodar os vizinhos com o barulho das panelas e tabuleiros.

Começa seu trabalho pelo carro chefe da casa, o risole    de camarão. Depois a produção não segue um roteiro. Pode ser o quibe, o bolinho de aipim, o enroladinho de presunto, empadas e outras guloseimas levadas para vender sempre bem fresquinhos no Center Icaraí.

Dona Lia ainda se dá ao luxo de preparar a cuca de banana, a cocada de leite condensado, o bolo de milho verde, o strudel de maçã e outras doçuras.

História familiar de sucesso

Na linha de frente e por trás dos balcões dessa bonita história familiar se revezam os dois filhos, Sylvio e Selma, das 10h às 19h. A loja fica próxima da escada rolante de onde fregueses já se acostumaram a pedir “me dá o salgadinho da mãe, referindo-se ao risole de camarão. Tanto que alguns fregueses sugeriram colocar na loja o nome fantasia: “Da Mãe”. A loja não tem letreiro, segundo Sylvio, porque para instalar a peça a prefeitura de Niterói cobrou taxas muito altas e a burocracia para legalizar era muito demorada

Dona Lia chegou há quatro décadas a Niterói, trazendo uma receita de sua mãe, o quibe com macarrão, que fazia o maior sucesso. Sylvio, estudante de Educação Física e Selma de Arquitetura, resolveram formar o trio gastronômico para fazer salgadinhos, a princípio tendo o quibe como destaque.

Dia a dia a freguesia foi aumentando e os irmãos decidiram trancar suas matrículas nas faculdades. Hoje já se vão quase quatro décadas da realização do sonho de atuarem na área gastronômica para deleite e alegria dos niteroienses, graças às receitas da avó e às mãos habilidosas da mãe.

A chef Lia revela o segredo do sucesso de seus quitutes: a massa tem que passar por um cilindro para ficar bem fina e não pode ser congelada. Outra dica: tem que ser servidos fresquinhos. Como ela mora ao lado do shopping, na Rua Belisário Augusto, repõem com frequência o risole para que a clientela deguste o produto feito na hora.

De uma coisa a chef não abre mão, que a loja  feche dez dias durante o carnaval para férias coletivas com os  filhos, o que não ocorreu nos últimos dois anos por causa da Covid 19. Pessoas como Lia, Sylvio e Selma, que da Zona da Mata mineira trouxeram o sabor especial com muito trabalho, dedicação e amor, são exemplos de sucesso de empresa familiar que a gente encontra na terra de Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

21 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade