Publicidade
Notícias

Risole de camarão sem igual só o da ‘chef’ Lia, no Center Icaraí, em Niterói

Publicidade
A ‘chef’ Lia com os filhos Sylvio e Selma na loja do Center Icaraí

O risole de camarão, feito com massa fina e sempre fresca, sem congelamento, é o salgadinho mais pedido do Sabor e Vício, no segundo andar do Center Icaraí, na Rua Paulo Gustavo. O salgadinho famoso divide a prateleira da loja com quibes, bolinhos de aipim com camarão ou carne moída, enroladinhos de presunto, queijo e salsicha, empadas de camarão, frango e queijo.

A responsável por isso tudo é a chef Lia Lopes Fialho, que há 37 anos faz seus salgadinhos deliciosos e imbatíveis vendidos na loja do Center Icaraí pelos filhos Sylvio e Selma. Formada em Administração de Empresas, é mineira de Ponte Nova. Neste sábado (26/03) ela completa 89 anos confirmando o ditado adaptado: “Atrás de dois filhos trabalhadores existe uma mãe maravilhosa”.

A sua rotina é de fazer inveja a muito jovem. Dona Lia acorda às 6 da matina, mas só as 7h vai para a cozinha fazer o que mais gosta para não incomodar os vizinhos com o barulho das panelas e tabuleiros.

Começa seu trabalho pelo carro chefe da casa, o risole    de camarão. Depois a produção não segue um roteiro. Pode ser o quibe, o bolinho de aipim, o enroladinho de presunto, empadas e outras guloseimas levadas para vender sempre bem fresquinhos no Center Icaraí.

Dona Lia ainda se dá ao luxo de preparar a cuca de banana, a cocada de leite condensado, o bolo de milho verde, o strudel de maçã e outras doçuras.

História familiar de sucesso

Na linha de frente e por trás dos balcões dessa bonita história familiar se revezam os dois filhos, Sylvio e Selma, das 10h às 19h. A loja fica próxima da escada rolante de onde fregueses já se acostumaram a pedir “me dá o salgadinho da mãe, referindo-se ao risole de camarão. Tanto que alguns fregueses sugeriram colocar na loja o nome fantasia: “Da Mãe”. A loja não tem letreiro, segundo Sylvio, porque para instalar a peça a prefeitura de Niterói cobrou taxas muito altas e a burocracia para legalizar era muito demorada

Dona Lia chegou há quatro décadas a Niterói, trazendo uma receita de sua mãe, o quibe com macarrão, que fazia o maior sucesso. Sylvio, estudante de Educação Física e Selma de Arquitetura, resolveram formar o trio gastronômico para fazer salgadinhos, a princípio tendo o quibe como destaque.

Dia a dia a freguesia foi aumentando e os irmãos decidiram trancar suas matrículas nas faculdades. Hoje já se vão quase quatro décadas da realização do sonho de atuarem na área gastronômica para deleite e alegria dos niteroienses, graças às receitas da avó e às mãos habilidosas da mãe.

A chef Lia revela o segredo do sucesso de seus quitutes: a massa tem que passar por um cilindro para ficar bem fina e não pode ser congelada. Outra dica: tem que ser servidos fresquinhos. Como ela mora ao lado do shopping, na Rua Belisário Augusto, repõem com frequência o risole para que a clientela deguste o produto feito na hora.

De uma coisa a chef não abre mão, que a loja  feche dez dias durante o carnaval para férias coletivas com os  filhos, o que não ocorreu nos últimos dois anos por causa da Covid 19. Pessoas como Lia, Sylvio e Selma, que da Zona da Mata mineira trouxeram o sabor especial com muito trabalho, dedicação e amor, são exemplos de sucesso de empresa familiar que a gente encontra na terra de Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade