Publicidade
Notícias

Rio libera shoppings, teatros e cinemas. Niterói, mais vacinada, mantém restrições

Publicidade

Enquanto o Rio de Janeiro abriu, desde ontem (18/10), museus, teatros, cinemas, shoppings, academias e pontos turísticos a 100% da lotação, a vizinha Niterói, com maior percentual de imunizados contra a Covid-19, mantém restrição a 70% da taxa de ocupação daqueles locais. Em 1° de novembro vai permitir que essa taxa seja de 80%.

O horário limite para funcionamento de bares e restaurantes, hoje até duas horas da madrugada, será suspenso em Niterói somente no próximo mês. O funcionamento de casas noturnas, boates e pubs terá a frequência restrita a 80% de sua capacidade. Será exigido também que o frequentador comprove ter recebido o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

No Rio, bibliotecas, casa de festas, salões de jogos, circos e parques aquáticos já podem funcionar com 100% da capacidade. Porém, em locais fechados, o uso de máscara continua obrigatório. O comprovante de vacinação também será indispensável.

Em boates e salões de dança, a Prefeitura carioca vai manter restrições até que 65% da população esteja imunizada contra a Covid-19. Atualmente, segundo o Painel Covid-19, 60% da população está vacinada.

Niterói só pretende abrir tudo em janeiro

Em Niterói, segundo a prefeitura 68,9% da população total do município já estaria completamente imunizada contra a Covid-19. São 442.930 pessoas que já completaram o ciclo de imunização, 362.609 vacinadas com a segunda dose e 39.611 pessoas que receberam a dose de reforço.

A flexibilização total dos espaços públicos e eventos está prevista em Niterói para vigorar somente a partir de janeiro de 2022. Até lá, a prefeitura espera que esteja completa a cobertura vacinal de 100% da população acima de 12 anos da Região Metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim).

Por enquanto, Niterói e Rio de Janeiro são as únicas cidades da área metropolitana com mais de 60% da população com duas doses. São Gonçalo ainda não atingiu 50% dos moradores com a cobertura da segunda dose, segundo levantamento da prefeitura local. Em Maricá, 62% dos habitantes estão com o esquema vacinal completo, segundo o último boletim da Saúde do município, em 13/10. Os demais municípios da Região Metropolitana II ainda não imunizaram totalmente mais de 40% de suas populações estimadas, acima de 18 anos.

Vacinação faz efeito, reconhece Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) reconheceu hoje (19/10), que “a vacinação em massa (contra a Covid) surtiu efeito”. Há seis meses, em 19 de abril, o país atingiu o ápice da pandemia. Foi registrada a maior média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19. Foram cerca de três mil mortes diárias. Hoje, segundo o MS, “a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho”.

Boletim divulgado na noite de ontem (18) pelo MS mostra que a média móvel de mortes está em 379,5. Houve queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia.

O painel de vacinação do MS mostra que mais de 108 milhões de brasileiros já cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa população corresponde a 68% do público-alvo da campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI). Já tomaram a dose de reforço 3,6 milhões de pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

10 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

7 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade