Publicidade
Notícias

Rio Cricket completa hoje 123 anos, mas transfere comemoração para 2021

Publicidade

Rio Cricket em 1908 / In “Niterói e a fotografia 1858-1958”, de Pedro Vasquez

Quem passa pela Rua Miguel de Frias e vê um gramado verdinho, tendo ao fundo uma sede em estilo clássico, não imagina que há 123 anos, no mês de agosto, os ingleses fundaram a Rio Cricket and Athletic Association para praticar o críquete (em inglês: cricket), um desporto que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o ano de 1566. Nem que foi nesse campo onde jogadores de futebol deram os primeiros chutes na bola, no antigo Estado do Rio de Janeiro.

O clube dos ingleses disputou o primeiro Campeonato Carioca de Futebol em 1906. O time ficou em terceiro lugar. De toda a história do Rio Cricket, seu maior craque foi o tricampeão mundial Leonardo.

A entidade continua com o mesmo espírito futebolístico, com as suas tradicionais escolinhas para crianças e as peladas de fim de semana, cujas vagas para entrar nos times são bastante disputadas.

Alguns costumes ao longo desses muitos anos foram se transformando, como o chá das senhoras inglesas às quintas-feiras no Salão Cristal, que hoje tem o nome de Lady Di.

As brasileiras deram continuidade aos encontros, sem chá, mas com um joguinho de buraco acompanhado por refrigerantes e biscoitos, mantendo o espírito de distração e camaradagem.

Festa adiada para 2021

O Cricket recebe clubes coirmãos para partidas amistosas com o time da casa. Ali já estiveram craques da seleção brasileira que gostavam de ficar no varandão de frente para o gramado. Dentre eles Zizinho, Jair Marinho, José Maria, Altair e outros que vinham esporadicamente bater bola, como Garrincha.

Com as restrições impostas pela Covid-19, Marcos Flavio Cortes, presidente pela 15ª vez, para não deixar o aniversário do clube em branco, foi para o meio do gramado e abriu hoje (21/08) um champanhe.

O presidente anunciou a transferência, para 12 de março de 2021, do show do cantor romântico italiano Luciano Bruno.

Muitos anos de vida para esse clube, um bonito cartão postal da cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

4 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade