Publicidade
Notícias

Ricardo Boechat, de Niterói para o mundo

Publicidade

Niterói perde uma de suas maiores expressões do jornalismo brasileiro. Ricardo Boechat,  foi vítima, nesta segunda-feira (11/02), de um acidente de helicóptero em São Paulo. Embora tivesse nascido na Argentina, era um niteroiense nato, pois veio para a ex-capital fluminense ainda menino, passando a infância e a juventude no bairro de São Francisco. Até hoje, quando visitava a cidade, gostava de jogar uma pelada na areia daquela praia.

Estudou no Centro Educacional de Niterói, ali se destacando não só pela sua inteligência privilegiada, mas pelo seu grande carisma. Começou a trabalhar no jornalismo com Ibrahim Sued, de O Globo, grande colunista da época. Mais tarde, Boechat assumiu a titularidade da coluna Carlos Swann, também no Globo, e adiante a escrevendo com seu próprio nome.

Trabalhou também em O Dia, foi chefe da sucursal carioca do Estado de São Paulo e diretor do Jornal do Brasil. Há anos liderava a audiência no rádio brasileiro com seu programa na Band News, onde era ainda âncora de diversos jornais televisivos do Grupo Bandeirante de Comunicação e diretor de jornalismo.

Ganhador de três prêmios Esso teve uma coluna semanal na Revista Isto É. Boechat é recordista de vitórias no prêmio Comunique-se e o único a vencer em três categorias diferentes: âncora de rádio, colunista de notícias e âncora de tevê. Em pesquisa do site Jornalistas & Cia, que destacou cem profissionais do setor, Boechat foi o jornalista mais admirado.

Há 25 anos, tive o privilégio de ser indicado por ele para escrever uma coluna no Globo sobre Niterói.

O Brasil perde um jornalista nato que tinha faro para a notícia 24 horas por dia. Quantas vezes me acordou, alta madrugada, para confirmar algum fato que acabara de ter notícia aqui nesse lado de cá da baía.

Niterói e o Brasil muito lhe devem.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade