Publicidade
Notícias

Relatório da Alerj aponta que Niterói não está protegida contra chuvas

Publicidade
Em dias de temporal, moradores de áreas de risco são alertados por sirenes para deixar suas casas

Niterói não está protegida contra os riscos e prejuízos causados pelas chuvas. Relatório da Frente da Alerj de Prevenção de Tragédias Naturais, divulgado esta semana, revela que o município não possui um plano de contingência para a gestão de riscos provocados pelas mudanças climáticas.

Ao contrário das vizinhas São Gonçalo, Maricá e Rio de Janeiro, Niterói é uma das 72 cidades do Estado do Rio desprotegidas diante de possíveis desastres naturais, ressalta o documento. No entanto, dentre as centenas de secretarias municipais, a ex-capital fluminense tem há quatro anos uma Secretaria do Clima.

O documento elaborado pela Frente, que é coordenada pelo deputado Yuri Moura (PSOL), revela que apenas 17 dos 92 municípios do estado possuem planos de contingência para o período de chuvas; as demais cidades estão desprotegidas diante de possíveis desastres naturais.

A Secretaria do Clima de Niterói foi criada às vésperas do carnaval de 2021 pelo ex-prefeito Axel Grael. Agora, Rodrigo Neves juntou-a à Defesa Civil e entregou o leme à velejadora e vice-prefeita Isabel Swan, que enfunou a pasta com a nomeação de seis subsecretários, 31 assessores e 41 servidores.

Um dos subsecretários foi designado secretário adjunto para responder por toda a Secretaria do Clima, Defesa Civil e Resiliência (como passou a ser denominada por decreto). A responsabilidade ficou com o coronel bombeiro Walace Medeiros.

Ex-secretário de Defesa Civil, o coronel usava carros de som para alertar moradores de áreas de risco, que já estavam acostumados a ouvir a voz dele, além das sirenes instaladas nos morros: “Atenção, sigam para um lugar seguro!”.

Sirenes nos morros e abrigos para vítimas de tempestades, porém, não são suficientes para mitigar os cada vez mais frequentes desastres naturais. Segundo o deputado Yuri Moura, os planos de contingência são ferramentas indispensáveis para uma resposta coordenada entre autoridades, comunidades e órgãos de defesa civil. “Eles salvam vidas e reduzem danos materiais, além de permitir maior previsibilidade na alocação de recursos públicos”, acrescenta o autor do relatório.

Diante desse cenário, o deputado enviou ofício à Secretaria de Defesa Civil do Estado, solicitando informações e medidas urgentes para que os municípios sem planos de contingência estejam preparados para enfrentar o período de chuvas. Não podemos aceitar que vidas continuem sendo perdidas pela ausência de ações que previnam tragédias anunciadas”, concluiu.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói cassa alvará de posto instalado em área nobre do Caminho Niemeyer

Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…

3 horas ago

Ex-prefeito de Niterói batalha para receber indenização de Daniel Silveira

Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…

1 dia ago

Exposição revisita a história de Niterói através de suas igrejas católicas

A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…

3 dias ago

Hospital de Niterói é destaque entre os melhores da América Latina

O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…

4 dias ago

Capoeira sem fronteiras: niteroiense leva a arte brasileira à Europa

Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…

1 semana ago

Academia de Niterói pioneira em natação de bebês tem alunos até de 98 anos

Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…

1 semana ago
Publicidade