Publicidade
Notícias

Receitas de vida dos italianos radicados em Niterói são contadas em livro

Publicidade
O médico Benito Petraglia e o chef Bruno Marasco relembram sabores da ‘terra nostra’ / foto: Adriana Oliveira

A herança gastronômica deixada pelas famílias que vieram da Itália desde o fim do século XIX para a antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, vai ser contada por seus descendentes no livro “Niterói Amor Mio – receitas de vida e de távola dos imigrantes italianos”. Foram escolhidos para as entrevistas 20 personagens de famílias italianas, cada um com uma bonita história profissional e de vida. Além do livro com 192 páginas, estão sendo produzidos um videodocumentário e exposição de fotos. O projeto é da Texto & Café, que tem na parte jornalística Veronica Oliveira e Suzane Iervolino, com o apoio da Secretaria de Cultura. Vai mostrar um pouco da gastronomia de cada região dos imigrantes, com as receitas da mamma e os pratos preferidos.

Da entrada principal, passando pelo “primo e secondo piatto” à “insalata” e “il dolce”, histórias tristes, alegres, que falam de paixão, de renúncia e, principalmente, do amor à família e ao trabalho que “construiu” uma nova realidade para essas famílias. Cada uma delas abriu o seu baú de recordações e se desconstruiu durante as entrevistas, recapitulando os seus momentos mais importantes nessa não tão doce vida de imigrante. Mas, a necessidade de vencer ultrapassou qualquer uma dessas dificuldades e as fez se consolidar em um novo país e prosperar nas mais distintas áreas de atuação.

Estarão no livro alguns exemplos de pioneiros com sobrenomes familiarizados dos niteroienses, todos dignificando suas profissões e deixando marcas exemplares e ramificações que se destacam nas diversas atividades da cidade. Dentre eles, o Accetta e o Petraglia, que com suas tradicionais cadeiras de engraxates no Centro, depois de um papo agradável deixavam os sapatos brilhando; o Pollizzo, Paura e Chinelli, jornaleiros que vendiam simpatia e cultura através das bancas de jornais; Fuscaldo, com sua fábrica Fuscaldeza, que dominou por muito tempo o comércio de massas na cidade.

Os homenageados antigos e novos, italianos e descendentes são: Pietro Aceta, ex-diretor do Hospital Antônio Pedro; Benito Petraglia, presidente da Unimed; Pietro Polizo, jornaleiro e responsável pela distribuição de jornais até a Região dos Lagos.

Carmine e Bruno Marasco, irmãos e respeitados chefs do Da Carmine; Osmar Buzin, o eclético homem da gastronomia, Cervejaria e Gin Noi; Marco Lucchesi, imortal da ABL e presidente da Biblioteca Nacional; Domenico Lorusso, empresário; Carmine Pascale, padre da igreja de São Judas Tadeu e vigário geral da Arquidiocese de Niterói; Giuseppe Paura, jornaleiro; Pietro Petraglia, diretor da revista Comunitá Italiana; Salvatore Pollola, engenheiro; Cristina Fuscaldo, pedagoga e artesã; João Carino, produtor musical; Fabrizio Sassi, engenheiro e diretor da Scuola de Cultura; Antônio Chinelli, médico; Luiz Cláudio Bruno, médico; Marcelo  Cappucci, professor de Direito da PUC; Roberto Villa, engenheiro; Frederico Tagliabue, chef do Torninha e Fanni D’Andrea, professora.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade