Publicidade
Notícias

Quatro novos projetos do Degase ressocializam adolescentes

Publicidade
Internos do Degase participam do projeto Novos Caminhos

A execução de quatro novos projetos socioeducativos está conseguindo transformar a vida de jovens infratores que internados no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). E mais: os projetos trouxeram a paz às unidades do órgão que era destaque na imprensa por frequentes rebeliões e denúncias de maus-tratos.   

Para o Diretor Geral do Degase, Victor Poubel, “esses projetos foram idealizados de forma a gerar mudanças de paradigma no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro e na transformação de vida dos jovens em conflito com a lei, em sua preparação qualificada para o retorno ao convívio social e ingresso no mercado de trabalho”.

Realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Uerj, os quatro projetos que integram o Programa Socioeducativo SOMOS, visam promover inclusão social, capacitação profissional e maior aproximação da família no processo de ressocialização dos adolescentes.

A iniciativa teve seu início no mês de abril de 2022, e já alcançou 4.432 pessoas nesses quatro projetos, que são: o Superação, que abarca os egressos do sistema; o Novos Caminhos, para os internos; o Famílias que Somam, para os familiares dos jovens; e o Saberes Profissionais, destinado à recapacitação dos servidores. 

O líder desses projetos, Victor Poubel, destaca que “a questão da empregabilidade é buscada incessante pelo Degase por ser essencial para que esses jovens não voltem a reincidir em atos infracionais e possam ajudar suas famílias gerando renda através do trabalho”.

Ao todo, o Degase possui 26 (vinte e seis) unidades, sendo dez de Internação e 16 de Semiliberdade, cabendo oferecer aos jovens em conflito com a lei atividades educacionais e profissionalizantes, bem como de esporte, cultura e lazer, a fim de que retomem suas vidas normalmente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

8 horas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

3 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

6 dias ago
Publicidade