Publicidade
Notícias

Quatro novos projetos do Degase ressocializam adolescentes

Publicidade
Internos do Degase participam do projeto Novos Caminhos

A execução de quatro novos projetos socioeducativos está conseguindo transformar a vida de jovens infratores que internados no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). E mais: os projetos trouxeram a paz às unidades do órgão que era destaque na imprensa por frequentes rebeliões e denúncias de maus-tratos.   

Para o Diretor Geral do Degase, Victor Poubel, “esses projetos foram idealizados de forma a gerar mudanças de paradigma no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro e na transformação de vida dos jovens em conflito com a lei, em sua preparação qualificada para o retorno ao convívio social e ingresso no mercado de trabalho”.

Realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Uerj, os quatro projetos que integram o Programa Socioeducativo SOMOS, visam promover inclusão social, capacitação profissional e maior aproximação da família no processo de ressocialização dos adolescentes.

A iniciativa teve seu início no mês de abril de 2022, e já alcançou 4.432 pessoas nesses quatro projetos, que são: o Superação, que abarca os egressos do sistema; o Novos Caminhos, para os internos; o Famílias que Somam, para os familiares dos jovens; e o Saberes Profissionais, destinado à recapacitação dos servidores. 

O líder desses projetos, Victor Poubel, destaca que “a questão da empregabilidade é buscada incessante pelo Degase por ser essencial para que esses jovens não voltem a reincidir em atos infracionais e possam ajudar suas famílias gerando renda através do trabalho”.

Ao todo, o Degase possui 26 (vinte e seis) unidades, sendo dez de Internação e 16 de Semiliberdade, cabendo oferecer aos jovens em conflito com a lei atividades educacionais e profissionalizantes, bem como de esporte, cultura e lazer, a fim de que retomem suas vidas normalmente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

3 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

6 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

6 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

3 semanas ago
Publicidade