– Podem trocar ideias, experiências, ouvir ou assistir programas de música, ver programas de televisão que distraiam – diz a psicóloga.
Diante do confinamento, ainda que realizado em sua própria casa, a rotina de todo mundo acabou alterada. O tempo com o trabalho, com os netos e as visitas de amigos e familiares, agora precisa ser trocado por novas atividades prazerosas.
Formada na primeira turma da Faculdade de Psicologia da UFF, com seu consultório há 40 anos em Icaraí, Onezir Borges dá algumas orientações para o momento que vivemos:
– É preciso ocupar o tempo com alguma coisa, como produzir uma carta ou um texto. Se gosta de ler, pegar um livro; ou procurar assistir canais de tv que distraiam, porque a notícia massificada sobre o coronavírus acaba estressando a pessoa, que só deve se interessar pelas de interesse público.
Outra dica da psicóloga: “Se gosta de cozinhar, se distraia no fogão, ou participe fazendo uma comida, bolo ou sobremesa”.
A palavra cruzada também distrai e diverte, diz Onezir Borges, que há 15 anos criou o Grupo de Trabalho Fênix , com estudo da psicanálise de Freud e Lakan.
Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…