Publicidade
Notícias

Protesto em Niterói contra nomeação política para direção de escola municipal

Publicidade
Professores, alunos e responsáveis participam de uma festa realizada na Escola Maria Ângela, em Niterói / Divulgação

A comunidade escolar da E.M. Professora Maria Ângela Moreira Pinto, no bairro de São Francisco, organiza um protesto pacífico para o dia 29 de julho, em reação à nomeação da nova diretoria feita pela Secretaria Municipal de Educação de Niterói sem consulta à população local.

A nomeação, realizada sem ouvir pais, responsáveis, alunos e profissionais da escola, reacende críticas sobre a crescente politização da educação pública na cidade. Desde que o prefeito Rodrigo Neves nomeou o militante político Bira Marques para chefiar a Secretaria de Educação, o órgão vem sendo acusado de servir a interesses eleitorais — especificamente os da primeira-dama, Fernanda Sixel, pré-candidata à Assembleia Legislativa.

Bira estaria lotando a Secretaria com aliados políticos da candidata, enfraquecendo processos democráticos e ignorando critérios técnicos para a direção das escolas municipais.

Urna retirada e votos ignorados

A eleição para diretoria escolar, marcada para o dia 2 de julho, foi duramente afetada por uma forte tempestade que impediu a chegada de pais e responsáveis, principalmente aqueles residentes das comunidades da Grota, Cavalão, Preventório e Igrejinha. Mesmo com os votos parcialmente registrados — todos destinados à chapa formada pelas professoras Luciana e Bianca — funcionários da Fundação Municipal de Educação retiraram as urnas, anulando a votação sem sequer contabilizar os sufrágios.

Luciana Nogueira e Bianca Bender passaram por todas as etapas de avaliação do edital, com nota 9,5 nas provas de títulos. Luciana é mestre, enquanto Bianca está em fase de conclusão do doutorado. Ambas são descritas como democráticas, competentes e comprometidas com a comunidade escolar. Ainda assim, a FME indicou uma nova direção que, segundo denúncias, não passou pelos critérios técnicos exigidos e tampouco foi validada pela comunidade.

Pais e mães alegam que o edital não previu a possibilidade de adiamento da eleição por causas de força maior, como a intempérie que impossibilitou a participação da maioria dos votantes. Além disso, defendem que o Conselho Escola-Comunidade seja ouvido novamente, e que a direção eleita — por meio de participação legítima — seja mantida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

View Comments

  • Parabéns a união da Escola e da Comunidade. O governo fala em democracia e,no entanto, como numa ditadura impõem pessoas estranhas ao cotidiano desta escola para satisfazer suas ambições eleitoreiras. Votei no Rodrigo e já me arrependi. Não se faz isso com a Educação pública. Aonde está a DEMOCRACIA? #FORABiraMarques #FORAAndreaBelo.

    • Impressionante que o PDT de Darcy Ribeiro é Leonel Brizola que tinha a educação como prioridade, esteja vivendo esse momento triste que se aproxima em muito de métodos praticados pela extrema direita. Lamentável.

  • Sou professora, pedagoga e mãe nessa escola! Preocuoa-ma essa intervenção ditatorial do secretário!

  • Muitas famílias, que se dizem de bem, penduradas na folha salarial da Prefeitura de Niterói.....
    É nisso que dá.
    Essa quadrilha do Rodrigo Neves se mantendo no poder, graças aos milhões dos royalties.

    • Nenhuma novidade nesse processo de nomeação da nova diretoria. Outubro de 2026 é logo ali.

    • Verdade Bernadete! Também como professora dessa unidade, compartilho contigo dessa preocupação. É imprescindível que a democracia seja respeitada e que a Fundação Municipal de
      Educação ouça a COMUNIDADE ESCOLAR! Diretas já!

Recent Posts

Ivna Maluly: A força da escrita como instrumento de superação e inspiração

Entre livros e histórias, Ivna Maluly compartilha sua paixão pela literatura infantil / Divulgação Desde os…

1 dia ago

Casal é condenado por racismo e agressão em Itacoatiara, Niterói

A praia de Itacoatiara, onde ocorreu o incidente entre moradores locais e banhistas visitantes, já…

1 dia ago

O alfaiate de Niterói que veste imortais da Academia Brasileira de Letras

Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…

5 dias ago

Niterói D’Or registra crescimento em cirurgias de alta complexidade no primeiro semestre

Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…

5 dias ago

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

6 dias ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

1 semana ago
Publicidade