Com uma bagagem de 53 anos dando aula particular, usando seu método especial, Emi não acredita em tele aulas. O ensino à distância, pela internet ou pela tevê, não conta com a empatia do relacionamento de aluno e professor, ao vivo, garante ela.
Aos 75 anos de idade, Emi continua em atividade. Lê e estuda para estar ainda mais preparada para atender às dificuldades de seus alunos. Natural de Cambuci, veio aos 18 anos para Niterói, com o sonho de ser jornalista. Mas acabou sendo professora, e das melhores.
Emi dispensa o senhora, tia ou professora. Prefere ser tratada como amiga e colega, para que os alunos se sintam mais à vontade.
– Dou a eles instrumentos para que desenvolvam postura criativa e reflexão, para saberem o que estão fazendo – diz Emi.
Uma de suas exigências é a de que os alunos façam os exercícios em suas casas, dando-lhes assim, segurança.
Há mais de cinco décadas no mesmo lugar, na Praia das Flechas, endereço que ficou familiar para muitos país que se formaram e brilham nas mais variadas atividades, a professora agora recebia os filhos daqueles primeiros alunos.
Formada em jornalismo, estagiava na TV Globo. A carreira jornalística sonhada, acabou por causa do casamento. Com o curso Normal, deu aulas em Itaguaí, Paracambi e São Gonçalo. Formou-se, ainda, em português-latim e português literatura na UFF.
Trabalhou no colégio Aurelino Leal, transferindo-se mais tarde para o Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA), onde ficou por 25 anos, até se aposentar como diretora.
O cinema é seu hobby preferido. Só que não gosta de ver filmes pela televisão, mas na telona de cinema, sendo assídua frequentadora do Instituto Moreira Sales, no Rio.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…